domingo, 13 de janeiro de 2019

TÉCNICAS PROJECTIVAS [Teste Aperceptivo Infantil Psicopedagógico]


Este teste tem sua origem no CAT, de uso dos psicoterapeutas e psicanalistas para a compreensão de aspectos da personalidade. O psicopedagogo clínico utiliza três pranchas contendo desenhos de animais em situações humanas para compreender, basicamente, três aspectos que favorecem a identificação da modalidade de aprendizagem: 

- Como é significada a relação ensinante/aprendente; (prancha 1).
 
- Como circula o conhecimento na família; (prancha 2)

- Como se dá o aprendizado das convenções e normas. (prancha 3) 

Inicialmente o psicopedagogo apresenta ao paciente as três pranchas para que ele as conheça. Posteriormente mostrará uma por vez solicitando-lhe que conte uma história, oralmente, relacionada à prancha apresentada. Deverá, igualmente, ser atribuído um título a esta história. 

É importante salientar que as pranchas deverão ser apresentadas nesta ordem específica: da galinha, dos macacos e por último dos cachorros, pois elas provocam um aprofundamento das questões inconscientes que aparecerão nos relatos. 

O enredo da história elaborada pode ser enquadrado em três categorias: 

1) Descritivo: Estamos chamando de descritivo o texto que não tem um enredo, ele se limita à descrição do que está representado na prancha, não se desloca do que vê. Este tipo pode revelar um paciente com dificuldade de estabelecimento de vínculos, com dificuldade de interagir com o objeto de conhecimento, provocando, assim uma modalidade hipoassimilativa. Por ser aquele paciente muito preso ao aqui e agora, com déficit lúdico e criativo, que se prende muito a modelos e esquemas preestabelecidos, que fala pouco, omitindo-se na maioria das situações. 

2) Descontextualizado: Neste caso o texto narrado apresenta um enredo, porém guardando muito pouco, ou quase nada, das situações apresentadas nas pranchas. Aqui podemos ter um paciente com dificuldades em lidar com a realidade, com os limites, que apresenta uma modalidade hipoacomodativa/hiperassimilativa. 

3) Integrado: Neste caso temos um texto narrativo, adequado ao tema representado nas pranchas, como começo, meio e fim. Neste sentido caberá analisar o conteúdo narrado buscando investigar os tópicos específicos do teste em questão. Após esta análise geral deve-se iniciar a investigação dos temas identificados em cada uma das pranchas conforme detalhado a seguir. 

Prancha 1 

Esta prancha apresenta uma situação relacionada à alimentação, com três pintainhos sentados ao redor da mesa diante de uma tigela contendo alimento e a silhueta de um galo ou galinha ao fundo. O tema a ser investigado com a apresentação desta prancha diz respeito à como o paciente percebe o conhecimento, interage e se apropria dele, ou não, e o papel do ensinante nesse processo, relacionando o alimento da tigela com o conhecimento a ser adquirido. 

Prancha 2 

Esta prancha apresenta uma cena em que aparecem vários macacos numa sala, sugerindo uma situação de conversa familiar com três adultos e um filhote. Nesta cena deve-se investigar como se dá a circulação do conhecimento na família e como o paciente se percebe e é percebido enquanto alguém que conhece/desconhece no grupo familiar. 

Prancha 3 

A terceira prancha retrata dois cachorros, um filhote e um adulto, num ambiente que sugere um banheiro e numa situação que pode ser associada à higiene. Neste enredo podem ser investigadas a relação prazerosa ou autoritária e punitiva entre quem ensina e quem aprende aprendizagem de regras, a percepção de limites.

Os objetivos que contemplam essa técnica são: 

- verificar na criança a inter-relação que esta estabelece com o desconhecido e o tipo de obstáculo que emerge dessa relação; 

- possibilitar uma leitura dos aspectos relacionados á função semiótica da criança, por meio de símbolos e verificar o nível dos processos acomodativos e assimilativos; 

- fazer uma leitura dos conteúdos manifestos pela criança em relação aos aspectos afetivos-emocionais, relacionando-os com a aprendizagem. 

FONTE
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/conteudo/diagnostico/10325

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