sábado, 13 de agosto de 2016

EDUCAR PELA PESQUISA

 Resumo do Livro 

                      



Segundo o autor, educar é uma atividade
constante, onde o homem compartilha sua experiência, onde o mesmo se educa em qualquer ambiente, porém quando se trata de um educar especifica próprio da escola, fica claro e que todos saibam que este tipo de educar é mais peculiar, porque requer um aparato de pressupostos que vão desde uma boa pesquisa, até o questionamento reconstrutivo da história do homem, mesmo ressaltando com intensidade a educação doméstica, familiar, embora esquecido por grande parte das famílias.

Desse modo, a educação de qualidade construída através da pesquisa,precisa ser priorizada por parte dos órgãos  governamentais e acadêmicos, sem desvios de verbas e investimentos verdadeiros e não faz de conta,pois todo conhecimento é apenas um meio e para que este,torne-se educativo,precisa ser constituído com ética e valores, incorporados a prática e teoria com função política,formando o  sujeito crítico, não alienado,responsável por seus direitos e deveres, tendo vez e voz,capaz de estabelecer competência na sociedade equitativa e solidaria.

Quando não aparece na prática educativa a relevância do questionamento reconstrutivo, não emerge dela, a propriedade educativa escolar,pois o aluno acostumou-se ao modismo que a escola oferece,mantendo assim o sistema educacional que o capitalismo almeja, porém a característica emancipadora da educação exige que a pesquisa seja um método formador, que transforme o sujeito em seres capazes de criticar, opinar, sugerir e construir sua própria história, pois educação e pesquisa valorizam o questionamento como ponto crucial no processo reconstrutivo de todo ser humano. É importante incentivar a pesquisa na escola, como docentes e discentes inseridos nesse contexto, num ambiente acolhedor e preparados para esse momento, capaz de desenvolver um trabalho coletivo, participativo, mútuo, equilibrado, onde equipes reconheçam seus papeis, sem explorados nem exploradores, exercitando sua cidadania coletiva, sem esquecer o que torna o homem um verdadeiro cidadão de direito.

Em toda pesquisa, o aluno precisa ser coletor e organizador de todo o seu material, mesmo que a escola não esteja totalmente preparada e nesse ensejo a família deve estar presente e atuar junto. Todo tipo de informação é relevante, desde experiências, a livros, revistas, internet.
O texto tem uma linguagem compreensiva, clara, importante para professores regentes, que estão em constante desafio em sala, o estilo do texto é bem objetivo e direto para profissionais que estão abertos para inovar. Há muita originalidade nas palavras do autor, pois ressalta o tempo toda a importância do trabalho de pesquisa na arte de educar, a fim de se construir uma educação de oportunidade para todos, onde todos possam receber uma educação que mereçam de excelência, exterminando escola para rico e escola para pobre; por isso que essa obra é dirigida aos especialistas, acadêmicos e órgãos governamentais responsáveis pelo sistema educacional caótico e perverso oferecido aos desfavorecidos.

Este livro traz uma reflexão sobre nosso comportamento como educadores e de nossos parceiros, os alunos, no processo ensino-apredizagem. Como dimensionar a importância da pesquisa na educação como um fundamento básico de tornar a pesquisa com uma maneira escolar e acadêmica própria de educar, essa é a questão central que permeia toda essa leitura.
A concepção de Demo em Educar pela Pesquisa parte de mudanças na compreensão da Educação e no comportamento dos autores fazem parte deste cenário, porém vale lembrar que estes estão inseridos em um contexto, que às vezes interfere na maneira de relacioná-lo á totalidade.

Educar pela pesquisa é também, estimular o aluno a curiosidade pelo desconhecido, incitá-lo a procurar respostas, a ter iniciativa, a compreender e iniciar a elaboração de suas próprias ideias.

A segunda parte do livro é dedicada á discussão do currículo intensivo na Universidade como um instrumento na formação do cidadão e profissional moderno, capaz de fazer diferença no seu contexto social e mercado de trabalho por sua competência questionadora reconstrutiva.


                                       MENSAGEM


“A criança é um grande pesquisador.”
“Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar fundamentar o que diz, a fazer uma crítica ao que vê e lê, ela vai amanhecendo como sujeito capaz de uma proposta própria.”  





                                                     Referência bibliográfica

DEMO,Pedro. O desafio de Educar pela pesquisa. In. DEMO, Pedro.Educar pela pesquisa.
São Paulo: Autores Associados, 1977. P. 3-38.