domingo, 13 de janeiro de 2019

Técnica Pareja Educativa


Nessa técnica obtém-se uma produção gráfica e verbal, permitindo uma análise do conteúdo latente e manifesto da relação do sujeito com a aprendizagem e com quem a propicia. Para a aplicação, entrega-se ao sujeito uma folha de sulfite (tamanho ofício), um lápis preto e uma borracha. 

Dá-se a seguinte consigna: "Desenhe duas pessoas uma que está ensinando e outra que está aprendendo". Executada a tarefa pede-se que dê o nome e a idade das pessoas. Depois solicita-se que fale sobre o que desenhou, isto é, o que está acontecendo. Pede-se então ao sujeito que vire a folha e, na parte de trás, escreva uma história do que está acontecendo na cena. 

Posteriormente pede-se que dê um nome para a história. O desenho é analisado levando-se em consideração tanto os aspectos gráficos (traços, tamanho, posição na folha, detalhes) quanto os vinculares com o conhecimento e com o "outro" (aquele que lhe passa conhecimento) que a cena transmite. Percebe-se, então, como o sujeito se coloca numa situação de aprendizagem e como percebe a mesma. 

A estruturação e a sequência de pensamento são elementos importantes na análise, bem como o grafismo como um meio de detectar déficits de escrita e em que momento do relato estes ocorrem. Toda dinâmica da aplicação dever ser anotada, visando a enriquecer e tornar mais fidedigna a interpretação.

FONTE
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/conteudo/diagnostico/10325

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