domingo, 13 de janeiro de 2019

Coleção Papel de Carta


O teste     

Coleção de Papel de Carta (CPC) objetiva detectar os aspectos afetivos, cognitivos e emocionais (subjacentes à aprendizagem) na criança ou adolescente, que explicam os bloqueios e inibições presentes na aprendizagem. Contém as lâminas para aplicação e manual de orientação com os referidos procedimentos para diagnóstico (CHAMAT, 1997). 

Com a apresentação das seis lâminas do teste pretende: 

- levar a criança a projetar-se nos personagens, possibilitando detectar possíveis causas de suas dificuldades de aprendizagem, pela análise dos aspectos manifestos e latentes de sua elaboração, bem como a análise de sua escrita; 

- levantar as possíveis causas da dificuldade de aprendizagem da criança no campo afetivo-cognitivo e a problemática emocional subjacente à aprendizagem quanto aos obstáculos que emergem na relação com o conhecimento; 

- analisar os esquemas de pensamento utilizados pelo sujeito, na estruturação das histórias, bem como os aspectos relacionados com sua função semiótica, isto é, os recursos disponíveis quanto aos significantes e significados; 

- processar uma análise específica de sua produção escrita, quanto à estruturação da história e os tipos de erros cometidos, a fim de subsidiar o trabalho psicopedagógico. 


As laminas tem as seguintes descrições: 

Lamina 1 - Comunicação 
Lamina 2 - Vinculação afetiva 
Lamina 3 - Recebimento de afeto 
Lamina 4 - Interação Familiar 
Lamina 5 - Relação com aprendizagem 
Lamina 6 - Prognóstico 

A análise da escrita ocorre em função da escolha da lamina que mais gostou, com vistas à detecção da problemática descrita no manual (CPC). A aplicação da CPC deve ser efetuada na fase diagnóstica, após terem, aplicador e sujeito, tido algum contato anterior, quer seja pelo do estabelecimento de um rapport ou mesmo pela aplicação de alguma outra técnica em sessão anterior. 

FONTE
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/conteudo/diagnostico/10325

Nenhum comentário:

Postar um comentário