segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

QUEIXA INSTRUÇÃO INICIAL



ENTREVISTA PARA ESCLARECER O MOTIVO DA CONSULTA


OBJETIVO:

Estabelecer      hipóteses         sobre   aspectos          importantes     para     o diagnóstico de aprendizagem.

COM OS PAIS (representantes da família) observar:

·         Significação do sintoma na família ou, com maior precisão, articulação funcional do problema de aprendizagem;
·         Significado do sintoma para a família, isto é, as reações comportamentais de seus membros ao assumir a presença do problema; relaciona­ se os valores da família com o respeito ao não aprender;
·         Fantasias de enfermidade e cura e expectativas acerca de sua intervenção no processo diagnóstico e de tratamento; sentindo o que a família espera a respeito de seu trabalho, modalidade de comunicação do casal e função do terceiro, observar a relação dos pais entre si, os valores da família, a comunicação entre os pais e você.

COM A ESCOLA (PROFESSOR ORIENTADOR) observar:

·         Significação do sintoma na escola;
·         Significação do sintoma para o professor,    reações dos membros da escola ao assumirem o problema;
·         Significado do sintoma, no sentido do que a escola espera a respeito de sua intervenção (confirmação do não aprender, como: tirar da responsabilidade da escola o fracasso, uma possibilidade de auxilio para o sucesso, uma ameaça externa);
·         Observar os valores da escola, a comunicação entre seus profissionais e entre profissionais e aluno;

COM O SUJEITO observar:

·         Visão do sintoma para o sujeito;
·         Significação do problema para o sujeito;
·         Sentido do que o sujeito espera de sua intervenção
·         Observar as modalidades de comunicação do sujeito (pode ser obtida na entrevista realizada com o sujeito no primeiro encontro – antes do E.O.C.A.).