domingo, 13 de janeiro de 2019

EOCA - Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem


EOCA - Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem 
A realização da EOCA tem a intenção de investigar o modelo de aprendizagem do sujeito sendo sua prática baseada na psicologia social de Pichón Rivière, nos postulados da psicanálise e método clínico da Escola de Genebra (BOSSA, 2000, p. 44). 


Além disso, tem como objetivos: 

 - Detectar sintomas e formular hipóteses sobre as prováveis causas das dificuldades de aprendizagem; 

- Levantar os possíveis obstáculos que emergem na relação do sujeito com o conhecimento e obter dados a respeito do paciente nos aspectos afetivos e cognitivos, a fim de formular um sistema de hipóteses e delinear linhas de investigação. 

Para Visca, a EOCA deverá ser um instrumento simples, porém rico em seus resultados. Consiste em solicitar ao sujeito que mostre ao entrevistador o que ele sabe fazer, o que lhe ensinaram a fazer e o que aprendeu a fazer, utilizando-se de materiais dispostos sobre a mesa, após a seguinte observação do entrevistador: "este material é para que você o use se precisar para mostrar-me o que te falei que queria saber de você" (VISCA, 1987, p. 72). 

O entrevistador poderá apresentar vários materiais, tais como:

- folhas de ofício tamanho A4, borracha, caneta, tesoura, régua, livros ou revistas, barbantes, cola, lápis, massa de modelar, lápis de cor, lápis de cera, quebra-cabeça ou ainda outros materiais que julgar necessários. 

O entrevistado tende a comportar-se de diferentes maneiras após ouvir a consigna. Alguns imediatamente pegam o material e começam a desenhar ou escrever etc. Outros começam a falar, outros pedem que lhe digam o que fazer, e outros simplesmente ficam paralisados. 

Neste último caso, Visca nos propõe empregar o que ele chamou de modelo de alternativa múltipla (1987, p. 73), cuja intenção é desencadear respostas por parte do sujeito. Visca nos dá um exemplo de como devemos conduzir esta situação: "você pode desenhar, escrever, fazer alguma coisa de matemática ou qualquer coisa que lhe venha à cabeça..." (1987, p. 73). 

Durante a EOCA, é importante observar três aspectos: 

a temática, a dinâmica e o produto. 

O primeiro aspecto concentra-se em tudo o que o sujeito diz. Verifica-se o aspecto manifesto e o latente, se possível, da relação do sujeito com a aprendizagem. 

O segundo aspecto consiste na análise de tudo que o sujeito faz: gestos, postura corporal, expressões faciais, etc. 

O terceiro aspecto, o produto trata do que o sujeito realizou o que deixa impresso no papel ou na sua construção. 

Com esses três aspectos, teremos o primeiro sistema de hipóteses sobre o sujeito. Estas deverão ser submetidas a uma verificação mais rigorosa nos passos seguintes do diagnóstico. 

FONTE
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/conteudo/diagnostico/10325

Nenhum comentário:

Postar um comentário