quarta-feira, 29 de junho de 2016

Internet

A Internet nasceu em 1969, nos Estados Unidos. Interligava originalmente laboratórios de pesquisa militares e se chamava ARPAnet (ARPA: Advanced Research Projects Agency). Era uma rede do Departamento de Defesa norte-americano. 
Era o auge da Guerra Fria, e os cientistas queriam uma rede que continuasse de pé em caso de um bombardeio. Surgiu então o conceito central da Internet: é uma rede em que todos os pontos se equivalem e não há um comando central. Assim, se “B” deixa de funcionar, “A” e “C” continuam a poder se comunicar. 
O nome Internet propriamente dito surgiu bem mais tarde, quando a tecnologia da ARPAnet passou a ser usada para conectar universidades e laboratórios, primeiro nos EUA e depois em outros países. Por isso, não há um único centro que "governa" a Internet. Hoje ela é um conjunto de mais de 40 mil redes no mundo inteiro. 
O que essas redes têm em comum é o protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), que permite que elas se comuniquem umas com as outras. Esse protocolo é a língua comum dos computadores que integram a Internet. 
Então, a Internet pode ser definida como: 
1. uma rede de redes baseadas no protocolo TCP/IP .
2. uma comunidade de pessoas que usam e desenvolvem essas redes. 
3. uma coleção de recursos que podem ser alcançados através destas redes. 
Durante cerca de duas décadas a Internet ficou restrita ao ambiente acadêmico e científico. Em 87 pela primeira vez foi liberado seu uso comercial nos EUA. Mas foi em 92 que a rede virou moda. Começaram a aparecer nos EUA várias empresas provedoras de acesso à Internet. 
Centenas de milhares de pessoas começaram a pôr informações na Internet, que se tornou uma mania mundial. No Brasil foi liberada a exploração comercial da Internet em 95. 
WWW - A World Wide Web (www) 
A Web nasceu em 1991 no laboratório CERN, na Suíça. Seu criador, Tim Berners-Lee, a concebeu apenas como uma linguagem que serviria para interligar computadores do laboratório e outras instituições de pesquisa e exibir documentos científicos de forma simples e fácil de acessar. 
A Web "pegou" rápido. Em 93 já era comum em universidades que estudantes fizessem "páginas" com informações pessoais. O que determinou seu crescimento foi a criação de um programa chamado Mosaic, que permitia o acesso à Web num ambiente gráfico, tipo Windows. Antes do Mosaic só era possível exibir textos na Web. 
Hoje é o segmento da Internet que mais cresce. A chave do sucesso da World Wide Web é o hipertexto. Os textos e imagens são interligados através de palavras-chave, tornando a navegação simples e agradável. 
A "antiga" Internet, antes da Web, exigia do usuário disposição para aprender comandos em Unix (linguagem de computador usada na Internet) bastante complicados e enfrentar um ambiente pouco amigável, unicamente em texto. A Web fez pela Internet o que o Windows fez pelo computador pessoal. 
Os endereços de Web sempre se iniciam com http:// (http significa Hipertext Transfer Protocol ou protocolo de transferência de hipertexto). Seu formato mais comum é algo como http://www.uol.com.br, onde: www: (World Wide Web) convenção que indica que o endereço pertence à Web (não é obrigatório); 
WWW uol: nome da empresa ou instituição que mantém o serviço; com: indica que é comercial (ver "Correio Eletrônico"); br: indica que o endereço é no Brasil. 
O correio eletrônico 
O correio eletrônico é o recurso mais antigo e mais utilizado da Internet. Qualquer pessoa que tem um endereço na Internet pode mandar uma mensagem para qualquer outra que também tenha um endereço, não importa a distância ou a localização. Não é necessário pagar individualmente as mensagens enviadas. 
Ele tem várias vantagens sobre outros meios de comunicação: alcança o destinatário em qualquer lugar em que estiver. Além disso, é mais rápido e não depende de linhas que podem estar ocupadas (como o fax), nem de idas ao correio e é incrivelmente mais barato que o telefone. Outra vantagem: você não está limitado a mandar cartas por correio eletrônico 
Pode enviar programas, arquivos e imagens. Um endereço de correio eletrônico obedece a seguinte estrutura: à esquerda do símbolo @ (ou arroba) fica o nome ou apelido do usuário. À direita, ficam da empresa ou organização que fornece o acesso, o tipo de instituição e finalmente o país. 
Complicado? Nem tanto. O resultado é algo assim: maria@uol.com.br Onde: - maria=usuário; - empresa=uol (Universo Online); - tipo=com (comercial); - país=br (Brasil). 
Domínios 
Os tipos de instituição são divididos em: 1. mil - militar 2. org - organização não-lucrativa (organizacional) 3. com - comercial 4. edu - educação (universidades, escolas, etc.) 5. net - rede 6. gov - governamental 
Nos Estados Unidos não é usada a sigla que identifica o país. Assim, se um endereço não tem sigla de país, já sabemos que é dos EUA (embora haja algumas exceções). 
Chat 
O IRC (Internet Relay Chat) foi criado em 88 na Finlândia. Rapidamente se estabeleceu uma rede de computadores que dispunham de recursos para o IRC por toda a Internet. No começo o público era principalmente de estudantes que tinham tempo para jogar fora. 
Hoje se encontra gente de todos os tipos e idades no IRC. O IRC é dividido em canais. Qualquer um pode criar um canal, a qualquer momento e sair conversando. O IRC era adaptado aos usuários que tinham acesso a computadores em universidades e estavam familiarizados com computador. 
Hoje existe uma variedade de programas que possibilitam a conversa pelo computador. Muitos podem ser acessados diretamente na Web. Isso significa que você nem precisa sair do programa de navegação que usa para conversar. 
Em 95 também ficou popular na Internet o chat de voz. é uma espécie de telefone por computador -basta ter uma placa de som, um microfone e uma conexão à Internet para se comunicar com qualquer lugar do mundo pelo preço de uma ligação local. A qualidade da ligação não é lá essas coisas, o que torna as sessões mais parecidas com rádio-amador que com telefone. 
Listas de discussões 
As listas de discussão são uma aplicação de correio eletrônico muito usada para troca de informações entre pequenos grupos. Logo depois que a Internet foi criada, os cientistas que a usavam desenvolveram um programa que aceitava "assinaturas" dos interessados em determinado tema e enviava as mensagens de todos para todos. 
É um recurso simples e eficiente, muito usado até hoje. Escreva "lista de discussão” programa de busca brasileiro. Você vai descobrir listas sobre milhares de assuntos. 
FTP (File Transfer Protocol) 
Protocolo usado para a transferência de arquivos. Sempre que você transporta um programa de um computador na Internet para o seu, você está utilizando este protocolo. Muitos programas de navegação, como o Internet Explorer, permitem que você faça FTP diretamente deles, sem precisar de um outro programa. 
Você pode encontrar uma variedade incrível de programas disponíveis na Internet, via FTP. Existem softwares gratuitos, shareware (o shareware pode ser testado gratuitamente e registrado mediante uma pequena taxa), e com esta taxa paga você pode transportar para o seu computador. Grandes empresas como a Microsoft também distribuem alguns programas gratuitamente por FTP. 
A Internet no Brasil 
A Rede Nacional de Pesquisas foi criada em julho de 90, como um projeto do Ministério da Educação, para gerenciar a rede acadêmica brasileira, até então dispersa em iniciativas isoladas. À RNP Em 92, foi instalada a primeira a espinha dorsal conectada à Internet nas principais universidades e centros de pesquisa do país, além de algumas organizações não-governamentais, como o Ibase. 
Em 95 foi liberado o uso comercial da Internet no Brasil. Os primeiros provedores de acesso comerciais à rede surgiram em julho de 1995. O Ministério das Comunicações e o Ministério da Ciência e Tecnologia criaram um Comitê Gestor Internet, com nove representantes, para acompanhar a expansão da rede no Brasil. 
Site de buscas 
1. Alta vista Endereço: http://www.altavista.com 
2. Cadê? Endereço: http://www.cade.com.brSite brasileiro que apresenta índice de home pages organizado por tópicos. 
3. Google Endereço: http://www.google.com.brhttp://www.google.com.br Este site tem uma extensão de busca bem abrangente, e a sua grande vantagem é que ele faz a tradução de páginas estrangeiras para o português. 
4. Radar Uol Endereço: http://www.radaruol.com.br Este site de busca como o próprio nome diz é da Uol. Possui uma área de busca bem abrangente. Na lista de páginas encontradas, é apresentado um pequeno comentário sobre a referida página (site). 
Pesquisas Google e no CADê. 
- Use o TAB para navegar pelos links; 
- Use as setas para ler linha por linha da página; 
- Pressione Enter ou Barra de espaço sobre o link desejado, para acessá-lo; 
- Pressione a tecla CTRL para interromper uma leitura; 
- Pressione Insert+Seta para baixo para uma leitura contínua; 
- CTRL+HOME vai para o início da página; 
- CTRL+End vai para o fim da página; 
- Insert + F7 lista somente os links de uma página. 
Fonte: http://slideplayer.com.br/slide/4077549/

Conceito de CHAT

Chat é um termo da língua inglesa que se pode traduzir como “bate-papo” (conversa). Apesar de o conceito ser estrangeiro, é bastante utilizado no nosso idioma para fazer referência a uma ferramenta (ou fórum) que permite comunicar (por escrito) em tempo real através da Internet.
Exemplos: “Ontem à noite, estive até às três da madrugada no chat”, “O futebolista participará num chat e irá responder a perguntas dos adeptos”, “Conheci a minha namorada numchat”, “Não aprecio o chat, prefiro as mensagens de correio electrónico”.
Por norma, a noção de chat é usada para fazer alusão à troca de mensagens escritas de forma instantânea. Ou seja, na prática, quando um utilizador escreve a mensagem e envia-la, o destinatário recebe-a no momento. O mesmo acontece se o utilizador deixar a sua mensagem num fórum público.
Isto leva-nos a fazer a diferença entre o chat privado (que se realiza entre duas ou mais pessoas, mas num âmbito virtual cujos limites são definidos pelos próprios participantes) e o chat público (onde todos os que entram na sala/no fórum podem ler as mensagens).
Quando no chat é possível ver a outra pessoa e falar come la, costuma-se falar de videochat (ou videoconferência). Neste caso, os utilizadores podem trocar mensagens escritas, mas também orais ou visuais, o que conseguem se dispuseram de um microfone e de uma câmara (web cam).

Fonte: http://conceito.de/chat