terça-feira, 24 de abril de 2018

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Como falar bem em público – 8 passos

Símbolo da Psicopedagogia

Conheça mais sobre o nosso Símbolo


Prezado Psicopedagogo,

É com imensa satisfação que apresentamos o
Símbolo da Psicopedagogia eleito por maioria de votos no VIII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia realizado em São Paulo de 9 a 11 de julho de 2009.

A Diretoria Executiva da ABPp, por quase uma década tem se mobilizado de diferentes formas para que fosse criado e adotado um símbolo que representasse a atividade profissional do Psicopedagogo. A idéia foi encampada pelo Conselho Nacional da ABPp que, após vários estudos e sugestões trazidas pelas Seções e Núcleos se propôs a fazer um trabalho reflexivo com o grupo de conselheiras, para que as idéias pudessem ser gestadas a partir dos conceitos que norteiam a identidade da Psicopedagogia, a fim de que a escolha pudesse ser a que melhor se adaptasse aos objetivos propostos.

Assim, ao se definir e conceber o símbolo da profissão, buscamos produzir uma síntese das consciências particulares, estabelecendo, conseqüentemente, através daquela concepção a consciência coletiva do segmento profissional.

Inspirado nos valores éticos inerentes à nossa profissão e nos princípios e significados da simbologia, o símbolo deveria traduzir toda a grandeza da Psicopedagogia. Nossa proposta para sua criação tinha como objetivo estabelecer o vínculo com nossa história e, resgatar seu real significado que, hoje mais do que nunca, permanece através da legitimidade que a sociedade lhe atribui.

Como resultado de todo este processo, a proposta de se partir da simbologia da Fita de Möbius foi aprovada.

Por que Fita de Möbius?

Em 1858, o matemático e astrônomo alemão Auguste Ferdinand Möbius ao pesquisar o desenvolvimento de uma Teoria dos Poliedros, descobriu uma curiosa superfície que ficou conhecida com seu nome, a Fita de Möbius. É uma fita simples que tem duas superfícies distintas (uma interna e outra externa) limitadas por duas margens. Trata-se de uma superfície de duas dimensões com um lado apenas. Assim, se caminharmos continuamente ao longo da fita, atravessamos ora uma, ora outra dimensão.

O que encanta nesta fita é a sua extraordinária simplicidade aliada a um resultado complexo – transformando o finito em infinito.

Estas idéias foram passadas para dois design-gráficos que apresentaram algumas propostas, as quais foram apresentadas para no VIII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia para que os congressistas votassem.

O significado do Símbolo eleito foi descrito da seguinte forma:

Fita de Moebüs com 3 voltas. Representa o olhar do Psicopedagogo. As voltas estão dispostas de forma a representar a aprendizagem do indivíduo. O círculo central representa o indivíduo em processo para a aquisição de conhecimento, chegando ao fim com mudanças perceptíveis (círculo vermelho).

Esse símbolo foi assim representado com o propósito de caracterizar nossa área de atuação, representando o Psicopedagogo com suas características próprias.

Quézia Bombonatto
Presidente Nacional da ABPp 
Gestões 2008-2010 / 2011-2013

Fonte: http://www.abpp.com.br/index.html

Psicopedagogia

A psicopedagogia é a área que aborda os processos e as dificuldades de aprendizagem, tanto de crianças e adolescentes, como adultos, fazendo, para isso, uso de diversos campos, como os da pedagogia, psicanálise, psicologia, linguística, semiótica, neuropsicologia, psicofisiológica, filosofia humana-existencial, antropologia e medicina.

Ela surge com o compromisso de contribuir para compreensão de processo de aprendizagem e identificação dos fatores facilitadores e comprometedores desse processo, com vista a uma intervenção abrangendo, tanto a área institucional, como a área clínica.
A área institucional visa colaborar com a instituição familiar, escolar, educativa em geral ou de saúde a fim de que possam cumprir seu papel transmissor e construtor de conhecimento. Essa máxima de que as soluções psicopedagógicas de muitos problemas da educação escolar são novas, como têm sido difundidas a partir dos anos de 1980, se desfaz à medida que analisamos esses problemas à luz das relações da psicologia com a pedagogia no Brasil. (Sass, 2003)
A atuação Clínica caracteriza-se em um trabalho terapêutico sobre o transtorno apresentado, visando a reelaboração e retomada do processo de aprendizagem que apresenta dificuldade, de modo a desenvolver a autonomia e devolver o prazer na atividade do aprender. Desse trabalho fazem parte um diagnóstico do sintoma que se apresenta para a não aprendizagem, através de técnicas específicas e da integração de dados de outras áreas, como escolares, neurológicas, psicológicas e fonoaudiológicas.
O tratamento pode ser individual ou grupal, complementado com a orientação do grupo familiar em relação ao processo de aprendizagem, bem como a orientação junto à escola, face aos aspectos evidenciados no diagnóstico e/ou tratamento. O modo como o sujeito aprende e ensina (quer seja uma pessoa, grupo ou organização social) é expressão do seu estilo particular e inalienável de se relacionar com o conhecimento. Ou seja, é expressão de sua “modalidade de aprendizagem”.
A psicopedagogia é um campo de atuação em saúde e educação que lida com processo de aprendizagem humana, seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio, família, escola e sociedade no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia. (ABPp. 2007.)
O psicopedagogo dentre suas atividades precisa trabalhar as questões pertinentes às relações vinculares professor-aluno e redefinir os procedimentos pedagógicos, integrando o afetivo e o cognitivo, através da aprendizagem dos conceitos, nas diferentes áreas do conhecimento. (FAGALI, 2002, p. 10)
Porque o processo de aquisição do conhecimento difere de uma pessoa para outra, mas em estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem esse processo se torna mais lento e dificultoso, necessitando do professor um olhar diferenciado, que muitas vezes não acontece, daí a necessidade do psicopedagogo atuar no meio escolar, pois este criará mecanismos para facilitar e promover o ensino nesse meio, sempre buscando a forma mais prazerosa para o estudante.
O enfoque preventivo e o terapêutico. O enfoque preventivo considera o objeto de estudo o ser humano em desenvolvimento, enquanto educável, seu objeto de estudo é a pessoa a ser educada, seus processos de desenvolvimento e as alterações de tais processos. Já o enfoque terapêutico considera o objeto de estudo a identificação, análise, elaboração de uma metodologia de diagnóstico e tratamento da dificuldade de aprendizagem. (GOLBERT, 1985, apud, Bossa et al, 2000, p. 13)
Dessa forma, a psicopedagogia busca a melhoria das relações com a aprendizagem dentro do contexto escolar de maneira a garantir o sucesso da aprendizagem, promovendo um ensino baseado nas necessidades de cada estudante que apresente dificuldades. E esse ensino por sua vez deverá ser prazeroso e eficaz.
Fonte: http://copop.com.br/psicopedagogia/Acesso em 24 de Abril, 2018.