terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Escritores da Liberdade - Filme completo em portugues

ESCRITORES da liberdade. 
Direção de Richard LaGravenese. 
EUA: 2007. 122 min. 

Erin Gruwell é uma jovem professora que leciona em uma pequena escola de um bairro periférico nos EUA. Por meio de relatos de guerra, ela ensina seus alunos os valores da tolerância e da disciplina, realizando uma reforma educacional em toda a comunidade. “Escritores da Liberdade” ilustra muito bem a questão da aprendizagem e da motivação a partir do reconhecimento que se pode prestar à criatividade e envolvimento pessoal dos alunos na produção do seu próprio conhecimento.

CONRACK, EDUCADOR POR EXCELÊNCIA (1974) - filme sobre educação dublado com Jon Voight

Um homem branco chega em uma ilha quase inteiramente habitada por negros, com o objetivo de dar aulas na escola local. Lá ele enfrenta resistência para poder dar uma educação melhor aos seus alunos.

Com Mérito (1994 - Dublado Completo - Marsh Mallow)

COM mérito. 
Direção de Alek Keshishian. 
EUA: 1994. 96 min. 

Monty é um estudante de Harvard prestes a se formar. Quando seu computador quebra, ele fica apenas com uma cópia impressa de seu trabalho de graduação e corre pra tirar uma cópia, mas tropeça e o calha‑ maço cai no porão de um prédio. Ali se abriga o mendigo Simon, que pega o trabalho e chantageia Monty: para cada página do trabalho, ele quer um dia de casa e comida. E assim Monty e seus companheiros de república são forçados a conviver com Simon, em um relacionamento que aos poucos se transforma em amizade. O mendigo está doente, teme morrer logo e começa a rever os erros de sua vida. Ele pode não ser culto, mas é capaz de ensinar algumas coisas sobre a vida para esses estudantes de Harvard.

A voz do coração -



A VOZ do coração. 
Direção de Christophe Barratier. França/Suíça/Alemanha: 2003. 95 min. 

Ao receber a notícia do falecimento da mãe, o reconhecido maestro Pierre Morhange volta para casa. Lá, ele recorda sua infância por meio da leitura das páginas de um diário mantido por seu antigo professor de música, Clément Mathieu. Na década de 40, o pequeno Pierre é um menino rebelde, filho da mãe solteira Violette. Ele frequenta um internato dirigido pelo inflexível Rachin, que enfrenta dificuldades para manter a disciplina dos alunos difíceis. Mas a chegada do professor Mathieu traz nova vida ao lugar: ele organiza um coro que promove a descoberta do talento musical de Pierre.

Psicologia da Aprendizagem


Psicologia da Aprendizagem II


LEITURAS

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TEORIA DE PIAGET - APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA



Por Risia Kelly V. B. Resende -  Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Mato Grosso e Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Mato Grosso. 

Jean Piaget, psicólogo e filósofo que nasceu na Suíça e viveu de 1896 a 1980, 
estabeleceu uma teoria a qual definia que as crianças e adolescentes pensam de forma diferente de um adulto. Ele investigou ainda, como estes adquirem e evoluem os conhecimentos absorvidos ao longo da infância e adolescência, amadurecendo-os até considerados adultos. 

Para o autor, dois mecanismos ocorrem durante esse processo à assimilação e a acomodação. No primeiro a criança capta o que o ambiente lhe oferece sistematizando dentro de uma estrutura pré-existente, ou seja, usa aquilo que já possui para dar significado ao que está recebendo. Piaget (1973)define a assimilação como“(...) uma integração a estruturas prévias, que podem permanecer invariáveis ou são mais ou menos modificadas por esta própria integração, mas sem descontinuidade com o estado precedente, isto é, sem serem destruídas, mas simplesmente acomodando-se à nova situação”

O segundo mecanismo trata-se da acomodação, esta por sua vez leva o indivíduo a se reorganizar a fim de se adaptar ao meio ao qual está inserido, buscando o equilíbrio entre aquilo que recebeu e o que já possuía.   O filósofo ressalta “chamaremos acomodação (por analogia com os "acomodatos" biológicos) toda modificação dos esquemas de assimilação sob a influência de situações exteriores (meio) ao quais se aplicam” (PIAGET, 1996 apud TAFNER, 2008). 

Com a proposta de um método que voltasse atenção à criança durante seu processo de aprendizado, Piaget lutava contra a metodologia do copiar e não pensar. Ele defendia que deveria ser levado em consideração cada processo de desenvolvimento pelo qual a criança passava. Nesse sentido classificou em quatro estágios do desenvolvimento psicológico por qual o indivíduo passa: o estágio sensório motor (de 0 a 18 ou 24 meses), o pré-operatório (de 2 a 6/7 anos), o operatório-concreto (de 7 a 11/12 anos) e o estágio pensamento formal (a partir de 11/12 anos). 

O estágio sensório motor (de 0 a 18 ou 24 meses) refere-se à fase inicial do desenvolvimento, é nesse momento que se constitui a organização reflexiva e a inteligência prática, conhecida como período pré-verbal. Para a criança, o ontem e 

amanhã são desconhecidos, ele percebe apenas o hoje. Nesse processo os bebês passam a simbolizar mentalmente e utilizar algumas palavras, eles se sentem o centro do universo. 

Já no pré-operatório (de 2 a 6/7 anos), a capacidade simbólica está mais aguçada, é mais frequente o uso de símbolos mentais como a linguagem e imagens, aqui a competência linguística é muito superior ao período anterior. Deste modo surgem habilidades como imitação, jogos simbólicos, desenhos, imagens mentais e a linguagem falada. 

Por conseguinte no período operatório-concreto (de 7 a 11/12 anos) a criança já capaz de desenvolver processos de pensamento lógico, já sabe resolver problemas e argumentar em diversas situações, há o desenvolvimento da socialização, deixando de se sentir o centro do mundo ela passa a partir da linguagem falada se comunicar claramente com os outros, podendo organizar suas ideias a fim de dar respostas coerentes a possíveis questionamentos. Aqui a assimilação e acomodação começam a ser controlada pelo individuo, deixando de ser apenas resultados de suas percepções. 

O último estágio dessa classificação refere-se ao pensamento formal (a partir de 
11/12 anos). Neste período a criança, entrando na adolescência já começa tirar suas 
próprias conclusões. Ela se utiliza de esquemas internalizados anteriormente para 
fortalecer suas conclusões, daqui para frente os estágios anteriores são reforçados até o ponto de maturidade na considerada fase adulta. 

Diante do exposto Piaget conseguiu demonstrar que as crianças não pensam da mesma forma que os adultos, sendo que os símbolos, valores e regras são adquiridos ao longo do tempo. Constatações essas que contribuíram e continuam a ser de suma importância para que os profissionais da pedagogia possam exercer seu papel com êxito. 








REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FERNANDES, A. Os Idiomas do Aprendente. São Paulo: Artmed, 2001. 

PAIN, S. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1985. 

PIAGET, J. A psicologia. 2. Ed. Lisboa: Livraria Bertrand, 1973. 

TAFNER, Malcon. A Construção do Conhecimento Segundo Piaget. Disponivel 
em<www.cerebromente.org.br/n08/mente/.../construtivismo.htm> Acesso em Jul. 2016. 

SILVA, Rafael Rodrigues. A Origem e a Construção do Pensar Segundo Piaget e Freud. 
Disponível em <http://www.webartigos.com/artigos/a-origem-e-a-construcao-do
pensar-segundo-piaget-e-freud/91332/#ixzz4Fo8l0Ctm>  Acesso em Jul. 2016 

Fonte na Net:http://www.webartigos.com/storage/app/uploads/public/588/508/23c/58850823cb48c715994738.pdf