sexta-feira, 24 de junho de 2016

MARIA TERESA DE ASSUNÇÃO FREITAS

MARIA TERESA DE ASSUNÇÃO FREITAS

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras (1966), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992). Professor associado III da Universidade Federal de Juiz de Fora, aposentou-se em Setembro de 2011, mas atua voluntariamente no PPGE/UFJF na orientação de doutorandos, como professor convidado, sem ônus e sem vínculo empregatício com a instituição. 

É Professora Visitante Nacional Senior( PVNS-CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Educação-PPEDU da Universidade Federal de São João del- Rei-UFSJ desde julho de 2012. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, trabalhando com o enfoque teórico da psicologia histórico-cultural (Vygotsky, Luria, Leontiev e Mikhail Bakhtin e seu Círculo).

Atua principalmente nos seguintes temas: pesquisa na abordagem histórico-cultural, práticas sócio-culturais de leitura e escrita, letramento digital, tecnologia s digitais, cinema e educação, formação de professores. 

É pesquisadora do CNPq com bolsa de produtividade de pesquisa nível 1D e foi pesquisadora do programa "Pesquisador Mineiro da FAPEMIG" até 2014. 

Autora e organizadora de vários livros envolvendo temáticas relacionadas à perspectiva histórico-cultural e aos objetos das pesquisa desenvolvidas. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Linguagem, Interação e Conhecimento (LIC-UFJF) que foi criado pela pesquisadora em 1995. 

Em 18 de dezembro de 2013 foi agraciada com a Medalha Juscelino Kubitschek de Oliveira que é a maior honraria concedida pela Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF) por serviços prestados à sociedade e por sua contribuição para o desenvolvimento da UFJF.

Informações coletadas do Lattes em 30/05/2016
Fonte: 
http://www.escavador.com/sobre/3841423/maria-teresa-de-assuncao-freitas