terça-feira, 14 de março de 2023

PNL: O que é programação neurolinguística e qual benefício




(...) A PNL é uma abordagem que possibilita que uma pessoa possa construir suas próprias soluções e melhorar seus relacionamentos interpessoais, tanto no ambiente profissional, quanto pessoal, por meio do gerenciamento de emoções, causando um impacto enorme em sua produtividade e desenvolvimento em todas as áreas. 

O que é PNL (Programação Neurolinguística)? 

A Programação Neurolinguística (PNL) nada mais é do que a prática de compreender como as pessoas organizam seus pensamentos para realizar determinadas atividades ou até mesmo ao ter comportamentos

Tudo isso se desenvolve também por meio de sentimentos, escolhas e emoções. 

A PNL tem como intuito fornecer às pessoas uma metodologia que, baseada em suas características e atividades, pode garantir um desempenho excepcional que, em geral, é alcançado somente por pessoas extremamente inteligentes. Por exemplo, uma característica muito forte de liderança. A metodologia também é muito usada em outros aspectos, como o desenvolvimento pessoal e como auxílio no avanço de uma carreira.

A seguir explicaremos o que cada uma dessas palavras significa.

Programação 

A programação, nesse sentido, refere-se à mudança de nossos estados corporais e mentais. Muito provavelmente em algum momento de sua vida você ouviu o termo “vivendo no piloto automático”, correto? Para alguém que compreende a construção e ideia que traz a metodologia PNL, a frase significa que uma pessoa está vivendo de acordo com sua programação, ou seja, ela consiste em pensamentos, sentimentos, crenças, tradições, cultura, entre outros. 

Neuro

A palavra Neuro é muito facilmente relacionada à mente ou cérebro, e é sobre isso que ela se refere. Dentro da PNL, é refletido sobre a relação da mente e do corpo na comunicação e comportamento. A metodologia ensina, de maneira estrutural, a visualização dos estados da mente e do corpo, trabalhando no desenvolvimento de mapas mentais que mostram como acontecem os ciclos, auxiliando na mudança de curso.  

Linguística 

Significando que nossos estados corporais e mentais são revelados por meio de nossa linguagem e comunicação não-verbal: a linguística é a ferramenta que utilizamos para obter livre acesso à região interna da mente, facilitando a compreensão de seu funcionamento. O padrão e metodologia de linguagem de programação neurolinguística ensina como acessar informações inconscientes e que de outra forma continuariam no patamar de desconhecidas

Qual o uso da PNL?

A PNL é utilizada para que alguém possa compreender e ficar “fluente” na comunicação com sua própria consciência e mente para que o nosso “servidor interno”, o inconsciente, finalmente compreenda aquilo que queremos em nossa vida.

Logo, a PNL é utilizada primariamente como uma metodologia para melhoria da comunicação consigo e com as outras pessoas. A pessoa practitioner ou coach (nome da pessoa profissional que aplica essa abordagem) será responsável por auxiliar quem procura essa abordagem a ser capaz de construir novas soluções na vida. Essas podem incluir:

  • Desenvolvimento de Inteligência Emocional;
  • Aprimoramento da autoestima;
  • Alívio de dores e traumas;
  • Resolução de conflitos;
  • Desenvolver uma habilidade de tomada de decisão mais efetiva;
  • Melhorar a assertividade e a produtividade na vida pessoal e profissional;

Como a PNL funciona?

Quando se trata de palavras-chave para a PNL, estamos falando primariamente de comunicação efetiva e de ação. A ideia é que alguém possa compreender como uma determinada pessoa age, por qual motivo age e como ela realiza uma tarefa. Dessa forma, esse processo pode ser copiado e transferido para que outra pessoa também consiga realizar essa mesma tarefa. 

Para conseguir isso, a PNL conta com uma série de técnicas e metodologias em sua abordagem. Vamos conhecê-las:

1- Ancoragem

Ancoragem, dentro da PNL, refere-se ao processo de associação de reações internas causadas por algum gatilho. Sendo assim, a metodologia permite a possibilidade de acesso novamente a esse tipo de reação. Por exemplo: ao ver uma imagem em especifica, a âncora (termo usado para referir-se a ancoragem) pode permitir que a pessoa tenha alguma fantasia mental; ou ao ouvir algo, a âncora pode possibilitar uma reação de exaltação. 

2- Exercícios de Respiração

A PNL utiliza métodos de respiração para ajudar a manter o foco e a calma. Por meio de uma respiração monitorada e controlada é possível reverter um quadro de ansiedade, por exemplo.  

3- Rapport

Pode ser definida como uma instantânea conexão e sintonia com outra pessoa ou um círculo de pessoas. A PNL possui técnicas de construção de Rapport, o que faz com que a confiança aumente na relação entre indivíduos. 

4- Metáforas

Metáfora é conhecida como a figura de linguagem de construção de imagens similares que sobrepõem estabelecendo comparações que antes não eram explícitas. Da mesma forma, a PNL utiliza essa figura de linguagem para que a pessoa cliente consiga estabelecer novas comparações, revelando conteúdos ocultos no inconsciente

5- Metamodelo de linguagem

É referente a uma técnica que utiliza uma sequência de perguntas para fazer com que a pessoa cliente consiga sair de sua estrutura superficial (aquela com que nos expressamos diretamente) e acesse a estrutura profunda (onde ficam filtros, valores, crenças, medos, etc) para que possa descobrir a intenção por trás de um sentimento. 

6- Espelhamento

O espelhamento para PNL significa reconhecer e “modelar” a pessoa ou o grupo com o qual está sendo aplicada a metodologia. Essa prática é bastante utilizada na programação neurolinguística e tem como principal intuito a seleção de palavras baseadas no senso apropriado, causando assim uma maior objetividade e melhor harmonia. 

7- Metodologia Disney

Essa metodologia foi fortemente inspirada em como Walt Disney conseguiu atingir suas metas e objetivos na vida. Nessa técnica, a pessoa precisa colocar em evidência qual seu maior plano na vida e colocá-la em teste por meio de três estilos diferentes de pensamento. Dessa forma, é possível saber se a ideia é robusta, abrangente e realista o suficiente.  

8- Linguagem Hipnótica

A linguagem hipnótica possibilita o aumento na capacidade emocional, criando uma facilidade maior ao lidar e administrar determinados problemas, como ansiedade e estresse, além de auxiliar no empoderamento pessoal. 

9- Movimento Provável dos Olhos

Exemplo de Movimento Provável dos Olhos
Fonte: Golfinho — O portal da PNL no Brasil

A PNL utiliza o movimento provável dos olhos para indicar se alguém está utilizando imagens construídas, palavras, sons ou pensamentos quando estão aprendendo, lembrando-se de algo, ou refletindo. 

Benefícios da PNL

São inúmeras as áreas onde é possível a aplicação da metodologia de programação neurolinguística. Sendo uma ferramenta bastante usada para o desenvolvimento pessoal, a prática permite uma projeção positiva em muitos aspectos da vida. 

A PNL garante ajuda para que a pessoa que a busque se torne ciente dos padrões no subconsciente que são expressados na linguagem por meio dos sentidos, e alterando esses padrões quando foram percebidos. 

O treinamento auxilia no desenvolvimento de uma melhor definição de seus objetivos e também torna você consciente de seus valores atuais, orientando seus comportamentos, apresentando alternativas para possíveis mudanças para um modo de vida mais energético, por exemplo.    

Limitações da PNL

Apesar de todas as pesquisas iniciadas na área da PNL e o grande número de pessoas que utilizam essa abordagem, ainda não existem dados científicos suficientes para que a PNL possa ser considerada uma modalidade terapêutica, ou seja, que possa ser utilizada para tratar com eficácia distúrbios na saúde mental. 

Além disso, por ser uma abordagem muito nova, a ausência de uma instituição que regulamente a metodologia faz com que surjam muitas pessoas que não possuem experiência ou credibilidade para atuar na área, fazendo com que haja ainda bastante preconceito e resistência

Entretanto, nada disso anula sua eficácia enquanto ferramenta de motivação e construção de soluções na área do Coaching, por exemplo, uma vez que a intenção de Coaches e de Terapeutas seja completamente diferente. 

História da PNL!

Apesar da maior parte do crédito e mérito da criação da programação neurolinguística ser de John Grinder e Richard Bandler, a PNL foi fundada por um grupo relativamente grande de pessoas. Entre elas estavam Frank Pucelik, Judith Delozier, Leslie Cameron, entre outras. 

No início dos anos de 1970, na Universidade da Califórnia, o grupo deu início ao descobrimento de padrões de comunicação específicos que poderiam ter capacitado pessoas psicoterapeutas consideradas excepcionais para que tivessem alcançado resultados extremamente satisfatórios e avançados sobre seus pacientes.   

Por meio de uma observação constante e direta de análises de vídeos, as pessoas profissionais foram capazes de retirar o padrão eficaz de comunicação das pessoas pacientes e ensinar outro. 

Qual o impacto da PNL em carreiras de tecnologia! 

Ao pensarmos em carreiras de tecnologia, temos em mente que as habilidades necessárias para fazer com que uma pessoa da área seja competente são as técnicas, como saber aplicar linguagens e lógica de programação. Entretanto, essa visão é muito limitada. 

Uma pessoa que deseja iniciar ou já iniciou sua jornada em uma carreira de tecnologia deve ter em mente que o papel da comunicação é essencial para conseguir progredir. E é exatamente aí que a PNL atua! Ela constrói melhores habilidades de comunicação, fazendo com que seu networking e relação com seu grupo de trabalho seja ainda melhor!

Isso ajuda, por exemplo, em casos de pair programming, em que a programação é feita em duplas. Além disso, caso você atinja um papel de liderança, é primordial contar com uma comunicação assertiva, assim como uma ampla gama de soft skills, como empatia e inteligência emocional. 

Curso de PNL: como funciona?

Existem diversas organizações ao redor do mundo que são especializadas em treinamento PNL. Logo, existem vários cursos que você pode fazer para aprender essa abordagem. 

Porém, muita atenção: por ainda não existir uma regulamentação única e consistente para essa abordagem, qualquer entidade pode se proclamar especializada em PNL. Dessa forma, é essencial analisar minuciosamente o programa do curso, assim como o material oferecido. 

Outra informação relevante sobre cursos de PNL é que, muitas vezes, a forma de construir currículos entre uma instituição e outra pode ser divergente, exatamente pela ausência dessa regulamentação. Assim, é indicado continuar os estudos na mesma instituição em que começou.

Por meio de cursos, existem diferentes níveis que podem ser atingidos dentro da área de atuação da PNL, como:

  • PNL Practitioner
  • PNL Master
  • PNL Trainer
  • PNL Coach

Leia mais em:

https://blog.betrybe.com/coach/pnl/#1



Neurolinguística: O que é, como funciona e sua importância

(...) 

O Que É Neurolinguística?

Ao consultar o termo no dicionário, a definição de neurolinguística é a seguinte: 

Estudo linguístico das perturbações da fala; estudos neurológicos dos usos e distúrbios da fala e da linguagem”.

Essa definição está muito associada ao chamado estudos da afasia, ou seja, carência linguística após alguma lesão cerebral, como um derrame, tumor, encefalite, entre outras.

Esse campo de pesquisa começou a ser explorado no século 19, pelo alemão Karl Wernicke e o francês Paul Broca.

Por muito tempo, essa definição foi a que melhor descreveu como a ciência era aplicada no dia a dia.

Ao longo dos anos, a neurolinguística evoluiu, se associou a outros campos de pesquisa e hoje é tida como uma das ciências mais amplas e interdisciplinares.

De forma simples, pode ser enunciada como a ciência que explora a forma como o cérebro compreende e produz linguagem e comunicação, de todos os tipos e formatos.

Ela passou a abranger linguística, neuroanatomia, neurofisiologia, filosofia, psicologia, psiquiatria, patologias da fala e ciências da computação.

Mais recentemente, incluiu a neurobiologia, antropologia, química, ciência cognitiva e inteligência artificial.

O uso de equipamentos modernos de imagem cerebral tem ajudado bastante a promover a evolução e a ampliação de escopo neurolinguística, permitindo conhecer e organizar as funções do cérebro e todos os tipos de linguagem.

Existem diversos exames que auxiliam na análise do cérebro e o avanço dos estudos

Como Funciona a Neurolinguística?


As imagens cerebrais obtidas nos equipamentos de imagem permitem analisar como o cérebro usa sua energia enquanto faz o processamento das atividades relacionadas à linguagem, seja ela falada, escrita ou assinalada.

Um dos meios tradicionalmente utilizados é o EEG (exame de eletroencefalograma), no qual as ondas cerebrais são monitoradas.

Ao longo do tempo alguns padrões foram sendo observados. Como, por exemplo, quando alguém fala uma coisa diferente do esperado e o cérebro toma um susto.

A onda gerada nessa situação é chamada de N400, também conhecida como a assinatura elétrica da congruência semântica.

É possível monitorar o cérebro também com outros tipos tecnologias, como a PET (tomografia de emissão de pósitrons) e a MRI (ressonância magnética funcional).

Esses exame resulta naquelas fotos que vemos do cérebro com diversas cores.

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais será preciso investir nesses métodos, possibilitando novas associações e descobertas.

Aplicações Da Neurolinguística

A agenda de aplicações da neurolinguística se expandiu nos últimos anos.

Hoje, alguns tópicos nos quais tem sido aplicada, além da afasia, são:

  • Papel da linguagem no desenvolvimento cognitivo das pessoas
  • Aplicações nos âmbitos da surdez, bilinguismo e multilinguismo
  • Organização da linguagem no cérebro, principalmente em idosos e crianças
  • Instrumento para diagnóstico diferencial de demências (Alzheimer e não Alzheimer).

Como é possível perceber, os temas tratados são muito pertinentes, principalmente aqueles ligados à saúde e bem-estar dos idosos.

A PNL ganhou grande popularidade, ajudando pessoas na vida pessoal e profissional

O Que É PNL?

A Programação Neurolinguística (PNL) é uma abordagem de comunicação, psicoterapia e autodesenvolvimento que afirma que existe uma conexão entre a parte neurológica e todos os tipos de linguagem com os padrões comportamentais.

Eles seriam a programação que o cérebro recebeu através de estímulos dos cinco sentidos, produzindo modelos comportamentais, emocionais e de comunicação inconscientes em nosso dia a dia.

Por isso, ao utilizar as técnicas de PNL, espera-se que seja possível alcançar mudanças comportamentais que são um incômodo na vida pessoal e profissional de muitas pessoas.

Com essas promessas e resultados tão contundentes, a PNL tem conseguido um público cada vez mais cativo que busca superar traumas, depressões, medo de falar em público, entre outras barreiras.

A PNL é bastante recente, sendo formatada na década de 70

Quem Inventou A Programação Neurolinguística?

Na década de 70, Richard Bandler, estudante de psicologia e John Grinder, professor de linguística, da Universidade de Santa Cruz, na Califórnia, iniciaram os estudos sobre PNL.

Tudo começou com um grupo de estudos de terapia que Bandler criou voltada a Gestalt-Terapie. O professor responsável alocado para o grupo foi Grinder.

Conforme os trabalhos avançaram, Grinder percebeu que havia padrões linguísticos na terapia que geravam mudança de comportamento.

E, assim, ambos passaram a trabalhar no que foi chamado de modelagem de excelência humana, ou seja, a repetição de uma série de comportamentos que poderiam resultar em outros comportamentos mais positivos.

Para chegar a esses comportamentos, passaram a estudar diversos terapeutas, como Fritz Perls, Virginia Satir e o pensador Gregory Bateson.

Por isso, os dois são considerados os pais da Programação Neurolinguística.

Mais tarde, a PNL se popularizou com Tony Robbins.

O coach, escritor e palestrante americano obteve um sucesso exponencial com seus treinamentos relacionados à Programação Neurolinguística.

Seus livros e palestras impactaram milhões de pessoas nos Estados Unidos.

Robbins, ao longo de sua carreira, treinou desde Nelson Mandela até a princesa Diana e Bill Clinton.

Seu primeiro livro, Poder sem Limites, foi lançado em meados da década de 80 e ainda hoje consta na lista dos 15 livros mais vendidos na Amazon na categoria de Transformação Pessoal.

Exemplos De Técnicas Da Neurolinguística

A seguir, veja uma relação de técnicas de neurolinguística e detalhes sobre as suas aplicações na promoção de mudanças comportamentais.

Âncora

Como o próprio nome sugere, a ideia é que a pessoa se apoie em uma imagem positiva para restabelecer seus sentimentos e emoções.

Toda vez que acontecer alguma situação que a desestabilize, então, a pessoa deve recorrer a essa imagem.

De acordo com a PNL, isso a fará retomar seu eixo e ter um bom desempenho em situações que exigem esforço.

Técnicas De Metáfora

É uma forma de comunicação indireta, considerada no nível inconsciente.

Ao se identificar, o ouvinte ou leitor irá replicar a história de forma implícita, sem perceber, trabalhando sua mudança de crenças e comportamento.

Ponte Ao Futuro

É uma ferramenta para condicionar sua mente em relação a mudanças que virão no futuro. Ou seja, liga o estado presente ao estado desejável.

Nessa técnica, a pessoa é conduzida a fazer uma visualização, vivenciando suas emoções progressivamente, até chegar a um estado de empoderamento e motivação que a coloque em direção ao seu objetivo.

Ressignificação

Quando uma situação der errado, ao invés ter a postura de vítima, a pessoa deve procurar o lado bom da experiência e dar mais atenção a isso.

A ressignificação parte do pressuposto de que todas pessoas têm escolhas e são capazes de mudar o significado de qualquer evento.

Para isso, basta encarar o ocorrido de forma mais positiva, se autodesenvolvendo.

Swish

É um redirecionamento de pensamento.

Ao pensar sobre algo indesejado, esse pensamento ou a reação é imediatamente substituída por outra.

A técnica é considerada uma ferramenta valiosa para controlar as reações das pessoas em situações de estresse, principalmente.

Fogging

Fogging, em inglês, se refere à névoa, ao clima enevoado.

E essa técnica consiste em, literalmente, esfumaçar uma situação de potencial conflito.

Se alguém, por exemplo, lhe disse: “Foi ridículo o que você falou na reunião, onde você está com a cabeça?”. A resposta ideal seria: “Sim, foi uma maneira ridícula mesmo”.

A ideia é que o “sim” logo no início quebra a sequência explosiva da pessoa que esperava um conflito.

E isso reduz a tensão do momento, permitindo que os envolvidos contornem a situação.

O rapport é bastante popular entre os profissionais de vendas

O Que É Rapport?

Rapport é uma das técnicas de PNL muito utilizada por profissionais da área de vendas.

O termo tem origem na língua francesa – rapporter significa trazer de volta.

Dentro da psicologia é uma ferramenta usada para criar empatia, uma ligação com seu interlocutor.

Segundo Tony Robbins, é a “capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa mundo para o mapa mundo dele. É a essência da comunicação”.

Os principais elementos do rapport são:

  • Saber ouvir pacientemente, pois as pessoas querem ser ouvidas
  • Tratar os outros pelo nome
  • Demonstrar otimismo
  • Ter sempre um sorriso no rosto.

Parece até brincadeira de criança, mas a técnica em si consiste em espelhar o comportamento do interlocutor, sempre com muita habilidade e sutileza.

Nesse sentido, valem os movimentos corporais, o tom de voz, a ênfase das palavras e conjunto de palavras usadas, além das expressões faciais.

Tudo isso deve ser estudado ao longo da conversa e aplicado na sequência.

O rapport é também comparado com uma dança, na qual primeiro você começa acompanhando o ritmo de seu par, para depois fazer a condução.

Dessa forma, ao usar essa técnica, a ideia é conseguir estabelecer confiança de forma natural e quase que imediata.

Coaching E PNL

No coaching, o foco do processo é o futuro.

O trabalho do coach (profissional que conduz a sessão) é fazer com que o coachee (seu cliente) acesse seus recursos internos e externos para poder alcançar um determinado resultado ou uma meta.

A PNL, por sua vez, tem foco em promover mudanças comportamentais e, para isso, suas técnicas são muitas vezes utilizadas em processos de coaching.

Existe inclusive uma gama de cursos de PNL voltado para coaches.

Ou seja, as técnicas de PNL acabam dando mais recursos para o coachee, seja no auxílio a uma mudança de hábito ou comportamento, seja em um momento de tensão para lidar com uma situação.

Por isso, muitos coaches se aprofundam em PNL para obter melhores resultados em suas sessões.

(...)

Conclusão

Conforme acompanhamos ao longo do artigo, os campos da neurolinguística e do PNL acabam por se cruzar em algumas situações, mas tem suas diferenças.

A neurolinguística atua para entender as relações da fala e cérebro e mecanismos de interpretação.

Enfim, é uma ciência que tende a ser bastante disruptiva e colaborar positivamente para descobertas envolvendo a saúde das pessoas.

O PNL por sua vez, é essencialmente voltado para autodesenvolvimento. Suas técnicas são consideradas simples, de fácil memorização e aplicação.

Ao aplicar e mudar de hábitos ou comportamento, os benefícios ficam evidentes não só para a pessoa, mas para os que a cercam.

Por isso, a PNL se consolidou no mercado, ampliando a cada dia seu leque de atuação.

Artigo completo em:

https://fia.com.br/blog/neurolinguistica/