A técnica a seguir propõe os seguintes objetivos:
- verificar na criança a vinculação com uma situação nova e desconhecida e com um instrumento que gera confusão, consequentemente a presença dos processos de recalque;
- levantar os esquemas de pensamento de que a criança dispõe, tais como classificação, seriação, conservação, pré-reversibilidade têmporo-espacial, lateralidade, inclusão de classes, ordem crescente-decrescente, critérios como em cima, embaixo, com, sem, direita, esquerda e discriminação de detalhes no campo perceptual.
Os materiais utilizados para essa técnica são:
36 cartelas com figuras semelhantes, em sua estrutura básica, formando três subcoleções.
Cada subcoleção é formada de 12 figuras (louras, ruivas e morenas), sendo estas assim divididas:
6 de cabelos compridos e 6 de cabelos curtos.
Todas as subcoleções tem como elementos básicos o perfil, a cor do vestido, com sardas e a mesma figura sem sardas.
Como variante fornecem com margarida e rosa, sem margarida e rosa, com rosa e sem rosa.
Para a aplicação, solicita-se à criança que agrupe as figuras (depois de embaralhadas) da forma que considerar melhor. Em seguida, pede-se que esta explique o que fez e o porquê da ação.
Para este trabalho, pode-se oferecer à criança uma, duas ou as três subcoleções (loiras, ruivas ou morenas), dependendo do estágio cognitivo que o aplicador supor que a mesma se encontre.
Sugere-se que o aplicador inicie (para uma criança do período operatório concreto) com duas subcoleções. Caso haja domínio da tarefa pelo sujeito, deve-se introduzir a terceira subcoleção.
Por três ou mais vezes, tendo a criança realizado, e explicado a tarefa solicitada, pode-se explorar o material conforme sugestões a seguir:
- retirar uma figura e perguntar o que falta;
- solicitar que monte uma sequencia com uma subcoleção e oferecer outra para que encaixe na sequencia montada;
- retirar as figuras que estão acima das figuras;
- armar uma sequencia e colocar figuras diferentes e solicitar à criança que retire e arme as semelhanças;
- solicitar ao sujeito para armar duas sequencias e pedir-lhe para apontar as figuras que não tem.
Nessa atividade, toda ação do sujeito deve ser questionada.
A dinâmica da aplicação deve ser registrada, bem como todas as respostas e ação do sujeito.
Para a avaliação, deve-se construir um quadro contendo todos os itens dos objetivos, para irem sendo preenchidos, de acordo com a ação e respostas do sujeito. Deve-se acrescer o item dinâmica da aplicação. A confirmação dos resultados pode ser obtida por meios das provas operatórias.
FONTE
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/conteudo/diagnostico/10325
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