domingo, 13 de janeiro de 2019

Técnica Coleção Bonecas


A técnica a seguir propõe os seguintes objetivos: 

- verificar na criança a vinculação com uma situação nova e desconhecida e com um instrumento que gera confusão, consequentemente a presença dos processos de recalque; 

- levantar os esquemas de pensamento de que a criança dispõe, tais como classificação, seriação, conservação, pré-reversibilidade têmporo-espacial, lateralidade, inclusão de classes, ordem crescente-decrescente, critérios como em cima, embaixo, com, sem, direita, esquerda e discriminação de detalhes no campo perceptual. 

Os materiais utilizados para essa técnica são: 

36 cartelas com figuras semelhantes, em sua estrutura básica, formando três subcoleções. 

Cada subcoleção é formada de 12 figuras (louras, ruivas e morenas), sendo estas assim divididas: 

6 de cabelos compridos e 6 de cabelos curtos. 

Todas as subcoleções tem como elementos básicos o perfil, a cor do vestido, com sardas e a mesma figura sem sardas. 

Como variante fornecem com margarida e rosa, sem margarida e rosa, com rosa e sem rosa. 

Para a aplicação, solicita-se à criança que agrupe as figuras (depois de embaralhadas) da forma que considerar melhor. Em seguida, pede-se que esta explique o que fez e o porquê da ação.

Para este trabalho, pode-se oferecer à criança uma, duas ou as três subcoleções (loiras, ruivas ou morenas), dependendo do estágio cognitivo que o aplicador supor que a mesma se encontre. 

Sugere-se que o aplicador inicie (para uma criança do período operatório concreto) com duas subcoleções. Caso haja domínio da tarefa pelo sujeito, deve-se introduzir a terceira subcoleção. 

Por três ou mais vezes, tendo a criança realizado, e explicado a tarefa solicitada, pode-se explorar o material conforme sugestões a seguir: 

- retirar uma figura e perguntar o que falta; 

- solicitar que monte uma sequencia com uma subcoleção e oferecer outra para que encaixe na sequencia montada; 

- retirar as figuras que estão acima das figuras; 

- armar uma sequencia e colocar figuras diferentes e solicitar à criança que retire e arme as semelhanças; 

- solicitar ao sujeito para armar duas sequencias e pedir-lhe para apontar as figuras que não tem. 

Nessa atividade, toda ação do sujeito deve ser questionada. 

A dinâmica da aplicação deve ser registrada, bem como todas as respostas e ação do sujeito. 

Para a avaliação, deve-se construir um quadro contendo todos os itens dos objetivos, para irem sendo preenchidos, de acordo com a ação e respostas do sujeito. Deve-se acrescer o item dinâmica da aplicação. A confirmação dos resultados pode ser obtida por meios das provas operatórias.

FONTE
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/conteudo/diagnostico/10325

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