sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Leitura de Imagens

 Cuatro Girasoles Marchitos. Vincent Van Gogh. 1887 

Provavelmente faltou a esses girassóis a compreensão de sua condição de flores, formadas pelas centenas  de pétalas, pela gravidez originária de suas sementes; 
suas pétalas não se abriram em busca do sol, ao contrário, 
ensimesmaram-se, 
suas hastes tornaram-se fortes para segurar o próprio peso, 
convertido em fardo.

“Alfabetização Visual”



Pintura sacra sobre madeira | Fabio de Brito, 


(...) o papa Gregório, o Grande, faria eco às idéias de Nilo:”Uma coisa é adorar imagens, outra é aprender em profundidade, por meio de imagens, uma história venerável.  Pois o que a escrita torna presente para o leitor, as imagens tornam presente para o analfabeto, para aqueles que só percebem visualmente, porque nas imagens os ignorantes vêem a história que têm de seguir, e aqueles que não sabem as letras descobrem que podem, de certo modo, ler.  Portanto, para a gente comum, as imagens são equivalentes à leitura.

Tecendo a Manhã

Tecendo a Manhã

Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito de um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.


Poeta e diplomata, João Cabral de Melo Neto inaugurou uma nova forma de fazer poesia no Brasil. Guiado pelo raciocínio e avesso a confessionalismos sua obra é caracterizada pelo rigor estético e pelo uso de rimas toantes. Divide com Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira o título de maior poeta brasileiro pós-1940.