segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Meu pé esquerdo

 Meu pé esquerdo 

Oscar de melhor ator e atriz coadjuvante. Esta é a história real do escritor e pintor irlandês Christy Brown, sequelado de paralisia cerebral desde bebê ele conseguiu pintar e escrever usando apenas o seu pé esquerdo. Mostra que pessoas diagnosticadas com alguma dificuldade podem progredir e, em muitos casos, podem aprender formas de superar suas limitações. Com o suporte adequado, as pessoas com problemas de aprendizagem podem aprender e, de fato, aprendem com sucesso. 

Sinopse: 

A história de Christy Brown é um triunfo sobre a adversidade. Meu pé esquerdo é a extraordinária história de um homem com grande amor e paixão pela vida. Quando ainda era um bebê, descobriu‑se que ele sofria de paralisia cerebral e os médicos comunicaram a sua mãe que, se sobrevivesse, Christy seria pouco mais do que um vegetal. O filme segue todo o progresso de Christy Brown desde o seu nascimento, em 1932, até o dia que conheceu Mary Carr, em 1959, que mais tarde se tornou sua esposa. Premiado com o Oscar de melhor ator (Daniel Day Lewis) e melhor atriz coadjuvante (Brenda Fricker). 

MEu PÉ esquerdo. Direção de Jim Sheridan. Irlanda: Dist. Fox Filmes, 1989. 1 filme (103 min), color. 


Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind)



O filme Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind) fala de um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante John Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o prêmio Nobel. Trata‑se de uma história para refletir sobre a potencialidade humana. 

Sinopse: é um drama intensamente humano, inspirado nos eventos da vida de um gênio de verdade – o matemático John Forbes Nash Jr. Nascido em uma família de classe média em uma pequena cidade de West Virginia, ele fascinou o mundo intelectual há mais de 50 anos com uma surpreendente descoberta. Seu trabalho pioneiro sobre a “teoria do jogo” tornou‑o o astro da “Nova Matemática” na década de 50, mas sua ascensão mudou de rumo drasticamente quando seu brilhantismo intuitivo foi afetado pela esquizofrenia. Enfrentando desafios que destruíram muitas outras pessoas com essa doença, John Nash lutou com a ajuda de sua devotada mulher, Alicia, e, depois de décadas de dedicação, conseguiu superar a tragédia e chegou até a receber o Prêmio Nobel de 1994. Lenda viva, o matemático continua envolvido em seu trabalho até hoje. 

uMA MENTE brilhante. Direção de Ron Howard. EuA: Imagine Entertainment: Dist. DreamWorks Distribution L.L.C.; universal Pictures; uIP, 2001. 1 filme (135 min), color

Tropa de Elite 1 - Dublado PT-BR (Completo)

Tropa de elite 

Assista ao filme Tropa de elite e preste atenção em um dos episódios do filme: 
o aspirante Matias diagnosticando o problema de um menino do morro que tem dificuldades de acompanhar as aulas: 
o garoto é míope e precisa de óculos para continuar frequentando a escola. Na tentativa de ajudá‑lo, o também aspirante Neto acaba morto por traficantes quando vai entregar os óculos à ONG que tenta fazer alguma coisa pelos moradores da favela. 
Matias, que também é de origem humilde, mostrou a sensibilidade e até a sabedoria que muitas vezes são necessárias para identificar uma situação que não raro funciona como estigma, como veredicto. 

Sinopse: 

O filme retrata o dia a dia do grupo de policiais e de um capitão do BOPE no ano de 1997 que está querendo sair da corporação e tentará encontrar um substituto para seu posto, paralelo a isso tem a história de dois amigos de infância que se tornam policiais e que se destacam pela honestidade e honra de serem policiais, e se indignam com a  corrupção no batalhão em que atuam.


TROPA de elite. Direção de José Padilha. Brasil: Zazen Produções: Dist. universal Pictures do Brasil; The Weinstein Company, 2007. 1 filme (118 min), color.

Estrelas na Terra – toda criança é especial (Filme)

O fime Estrelas na Terra – toda criança é especial conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. 
Embora o filme fale diretamente sobre o caso de uma criança, ele é uma mensagem para o mundo sobre o verdadeiro papel de um educador e formação de um novo ser humano. 
Ao afirmar no título que toda e qualquer criança é especial, que são como estrelas na Terra, a proposta é trazer a ideia de que não podemos negligenciar a diversidade e preciosidade dos projetos de gente de nosso mundo, pois são eles que fazem o futuro. 

Sinopse: 

o filme conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. 
As letras dançam em sua frente, como diz, e ele não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. 
Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rispidez e falta de sensibilidade. 
Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá‑lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. 
Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida. 
Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. 
O diagnóstico de dislexia logo ficou evidente para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua vontade de viver. 
O filme é uma obra‑prima do até então ator e produtor Aamir Khan. 

COMO estrelas na Terra – toda criança é especial. 
Direção de Aamir Khan. Índia, 2007. 1 DVD (162 min), color.

Central do Brasil - Filme - Widescreen (Formato Original)

Assista ao filme Central do Brasil, dirigido por Walter Salles, e preste atenção na personagem Dora (Fernanda Montenegro), que escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil. 
Nos relatos que ela ouve e transcreve, surge um Brasil desconhecido e fascinante, um verdadeiro panorama da população migrante, que tenta manter os laços com os parentes e o passado. 
Trata‑se de uma história que aborda a importância da alfabetização e do letramento. 

Sinopse: 

Dora (Fernanda Montenegro) é uma mulher que trabalha na Estação Central do Brasil escrevendo cartas para pessoas analfabetas e uma de suas cliente Ana (Soia Lira) aparece com o filho pedindo que escreva uma carta para o seu marido dizendo que Josué (Vinicius de Oliveira) quer visitá‑lo um dia, porém, Ana morre atropelada por um ônibus na saída da estação. Josué, de apenas 9 anos, sem ter para onde ir se vê forçado a ter de morar na estação. Com pena do garoto, Dora decide ajudá‑lo e levá‑lo até seu pai que mora no sertão nordestino. No meio dessa viagem pelo Brasil, eles se deparam com obstáculos e descober‑ tas. O filme revela, ainda, como é a vida de pessoas que migram pelo país na tentativa de conseguir melhor qualidade de vida ou poder reaver seus parentes deixados para trás. 

CENTRAL do Brasil. 
Direção de Walter Salles. : Videofilmes: Dist. Sony Pictures Classics, 1998. 1 filme (112 min), color.

A Marvada Carne [completo]

Assista ao filme 
A marvada carne, de André Klotzel, e preste atenção nas expressões linguísticas, pois para a produção do filme foram feitas extensas pesquisas sobre a vida e a cultura da roça. 

Sinopse: 

Fernanda Torres é a protagonista de A marvada carne. 
É um filme sobre a cultura caipira, por onde passam várias figuras da mitologia brasileira como o Saci, o Tinhoso, a Corrupira. 

A MARVADA carne. 
Direção de André Klotzel. 
Brasil: Dist. Embrafilme, 1985. 1 filme (77 min), color.