quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Dificuldade de Aprendizagem

Segundo (GRIGORENKO, STERNEMBERG, 2003, p.29),

“Dificuldade de aprendizagem significa um distúrbio em um ou mais dos processos psicológicos básicos envolvidos no entendimento ou no uso da linguagem, falada ou escrita, que pode se manifestar em uma aptidão imperfeita para ouvir, pensar, falar, ler, escrever, soletrar ou realizar cálculos matemáticos”.

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O PROCESSO ESCOLAR DE ALFABETIZAÇÃO E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Quando pensamos no processo de alfabetização, logo nos vem à mente o grande avanço e sem dúvida é possível considerar a alfabetização como uma grande conquista, pois até o final da Segunda Guerra Mundial uma boa parte da população era analfabeta, e foi a partir daí que a escola passou a ser um lugar importante com uma fundamentação voltada para a urbanização e a industrialização. A partir dessa era em meados de 1950, além de existir grande imigração da população que residia na zona rural para a zona urbana, houve uma grande preocupação em preparar as novas gerações para a sociedade aumentando então o número de crianças matriculadas, mas o analfabetismo continua até os dias de hoje e com um marco muito grande na sociedade atual.
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Mesmo sendo a alfabetização um processo fundamental   para o desenvolvimento geral da sociedade, a escola ainda carrega características históricas muito fortes que partem desde o fracasso escolar atingindo também a estrutura física e a formação continuada de professores e isso é um dos resultados do ainda existente analfabetismo no Brasil e certamente todos estes aspectos colaboram para o surgimento das Dificuldades de Aprendizagem. O fato é que, quando paramos para refletir em relação à educação envolvendo a alfabetização, é possível relembrar também que vários são os reflexos trazidos desde a antiguidade até os dias de hoje, pois partindo das humildes escolas com salas de aulas adaptadas, com alunos de diversas séries, pouco material pedagógico, muito   vale o esforço do professor e do aluno para superar esses obstáculos e é claro essa realidade ainda existe em escolas de pequenos povoados em alguns Estados e isso de certa forma colabora para o fracasso escolar, ou seja, a qualidade de ensino das escolas públicas em nosso país é tão corriqueira que tem a capacidade de formar alunos que mal sabem ler e escrever.
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É fundamental que ao pensar em alfabetizar seja levado em consideração o aspecto social da criança, pois é preciso criar possibilidade para que essa criança seja estimulada e assim será possível demonstrar as diversas habilidades, potencialidades, sendo a criança um ser capaz apesar das diversas dificuldades existentes.
FONTE: http://fce.edu.br/blog/alfabetizacao-e-letramento-dificuldades-de-aprendizagem-e-sua-intervencao-no-processo-escolar/


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