segunda-feira, 6 de março de 2017

O MENiNO urubu.

É a história de um bebê abandonado no lixão. 
Um casal de urubus o encontra e cria como se fosse um filhote. A mamãe-urubu “batiza” o garoto de Carniça, achando ser o nome mais bonito. Como todo filhotmais »e de urubu, Carniça aprende a voar, mas quando cresce, fica mais pesado e não consegue voar por muito tempo. Então, surge uma crise de identidade: “Por que eu tenho essas penas? E esse bico dentro da boca? Por que o vento não me leva mais?”. 

Muitas vezes o psicopedagogo se depara com situações de alunos na instituição escolar que estão sofrendo problemas parecidos, crises emocionais que os fazem ficar confusos em sua identidade. O filme também mostra como a escola exclui o diferente e que as notas e a promoção são mais importantes que a aprendizagem. É possível perceber a importância de se considerar a cultura e os saberes dos alunos no momento da aprendizagem, pois nem todos são iguais, mas todos podem aprender.

O MENiNO urubu. Direção: Fernando Alves. Brasil: 2006. 1 filme (15 min), sonoro, color

PRECISAMOS conversar sobre o Kevin.

PRECiSAMOS conversar sobre o Kevin. 
Direção de Lynne Ramsay. Reino unido/EuA: Paris Filmes, 2011. 1 7.
 filme, sonoro,legenda, color. 

PRECiSAMOS falar sobre o Kevin – trailer legendado. 
Disponível em: <http://www.youtube.com/ watch?v=AMmMN5Ge570>. Acesso em: 24 out. 2012. Lançamento: 27 de janeiro de 2012 (1h50). Dirigido por: Lynne Ramsay. Elenco: TildaSwinton, John C. Reilly, Ezra Millermais. Gênero: drama, suspense. 

Nacionalidade: EuA/Reino unido. Eva (Tilda Swinton) mora sozinha e teve sua casa e carro pintados de vermelho. Maltratada nas ruas, ela tenta recomeçar a vida com um novo emprego e vive temerosa, evitando as pessoas. O motivo desta situação vem de seu passado, da época em que era casada com Franklin (John C. Reilly), com quem teve dois filhos: Kevin (JasperNewell/Ezra Miller) e Lucy (ursula Parker). Seu relacionamento com o primogênito, Kevin, sempre foi complicado, desde quando ele era bebê. Com o tempo a situação foi se agravando mas, mesmo conhecendo o filho muito bem, Eva jamais imaginaria do que ele seria capaz. Cometeu assassinato em massa em sua escola. Sem conseguir entender as ações do filho, ela tenta lidar com sua dor e o sentimento de culpa, por se sentir responsável pelo fato. 

Psicopedagogia Institucional: Avaliação Psicopedagógica (Aulas de 11 até 18)

Aula 11
Aspectos a respeito do processo avaliativo 
no contexto escolar

Aula 12
Possíveis avaliações que o psicopedagogo 
poderá realizar no contexto escolar


Aula13
Como será a intervenção do psicopedagogo 
depois da avaliação

Aula 14
Quais as intervenções que o psicopedagogo 
poderá realizar dentro da escola




Aula 15
Sugestões de práticas para se trabalhar 
no contexto escolar com jogos dramáticos


Aula 16
As intervenções que poderam ser realizadas 
pelo psicopedagogo no contexto escolar




Aula 17
Articulação teórica e prática na atuação psicopedagógica

Aula 18
Proposta psicopedagógica baseada na teoria de Gardner