O filme Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind) fala de um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante John Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o prêmio Nobel. Trata‑se de uma história para refletir sobre a potencialidade humana.
Sinopse: é um drama intensamente humano, inspirado nos eventos da vida de um gênio de verdade – o matemático John Forbes Nash Jr. Nascido em uma família de classe média em uma pequena cidade de West Virginia, ele fascinou o mundo intelectual há mais de 50 anos com uma surpreendente descoberta. Seu trabalho pioneiro sobre a “teoria do jogo” tornou‑o o astro da “Nova Matemática” na década de 50, mas sua ascensão mudou de rumo drasticamente quando seu brilhantismo intuitivo foi afetado pela esquizofrenia. Enfrentando desafios que destruíram muitas outras pessoas com essa doença, John Nash lutou com a ajuda de sua devotada mulher, Alicia, e, depois de décadas de dedicação, conseguiu superar a tragédia e chegou até a receber o Prêmio Nobel de 1994. Lenda viva, o matemático continua envolvido em seu trabalho até hoje.
uMA MENTE brilhante. Direção de Ron Howard. EuA: Imagine Entertainment: Dist. DreamWorks Distribution L.L.C.; universal Pictures; uIP, 2001. 1 filme (135 min), color
Comentários
Postar um comentário