Filosofia e Educação: Compartilhando conhecimentos.

Apenas mais um blog, de relevância para mim; uma extensão das minhas pesquisas visando ao auto estudo no processo de aprimoramento para uma formação continuada, em ambiente virtual de aprendizagem.

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Psicologia da Aprendizagem: Método de Ensino Emilia Ferreiro

Introdução

As formas tradicionais de alfabetização inicial consistem em um método no qual o professor transmite seus conhecimentos aos seus alunos. Porém, muitos desses não estão capacitados para compreender algumas dificuldades que a criança enfrenta antes de entender o verdadeiro sentido da leitura e escrita.
As primeiras escritas feitas pelas crianças no início da aprendizagem devem ser consideradas como produções de grande valor, porque de alguma forma seus esforços foram colocados no papel representando algo.
Na aprendizagem inicial as práticas utilizadas são muitas vezes, baseadas na junção de sílabas simples memorização de sons e copias. Fazendo com que a criança se torne um espectador passivo ou receptor mecânico. Não participando do processo de construção do conhecimento.

Método de Ensino Emilia Ferreiro

Nos últimos 20 anos nenhum nome teve tanta influência sobre a educação brasileira como o da psicolingüista Emília Ferreiro. 
Emília Ferreiro nasceu na Argentina em 1936. Doutorou-se na Universidade de Genebra, sob orientação do biólogo Jean Piaget, cujo trabalho é epistemologia genética (desenvolvimento natural da criança). Em 1974 Emília desenvolveu na Universidade de Buenos Aires uma série de experimentos com crianças, que deu origem em Psicogênese da Língua Escrita, com parceria com a pedagoga espanhola Ana Teberosky , publicado em 1979.
Das obras de Emília a mais importante foi – Psicogênese da Língua Escrita – não apresenta nenhum método pedagógico, mas revela os processos de aprendizagem da criança, levando a entender que puseram em questão os métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita.
Emília Ferreiro tornou-se referência para o ensino brasileiro e seu nome passou a ser ligado ao construtivismo, modo em que a criança aprende. Emília chegou à conclusão de que as crianças têm um papel ativo de aprendizagem. Elas constroem seu próprio conhecimento.
Segundo Emília Ferreiro, a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, na escola ou fora dela. No processo de aprendizagem a criança passa por etapas com avanços e recuos, até dominar o código lingüístico. O tempo para o aluno transpor cada uma das etapas é bem variado. Duas conseqüências importantes a ser respeitada em sala de aula é respeitar a evolução de cada criança e compreender que o desempenho mais vagaroso não significa que a mesma seja menos inteligente. A aprendizagem não é provocada pela escola, mas pela própria mente das crianças, elas chegam a seu primeiro dia de aula com conhecimento.
O processo inicial é considerado em função da relação entre método utilizado e o estado de maturidade ou de prontidão da criança. As dificuldades que a criança enfrenta, são dificuldades conceituadas a respeito da construção do sistema e pode-se dizer que as crianças reinventam esse sistema. Não é reinventar as letras ou números, mas compreende-se o processo de construção e suas regras de produção.
De acordo com a teoria exposta em Psicogênese da Língua Escrita, toda criança passa por quatro fases até sua alfabetização:
  • pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada;
  • silábica: interpreta de sua maneira, atribuindo valor a cada sílaba;
  • silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de cada silaba;
  • alfabética: domina o valor das letras e sílabas.
O processo de conhecimento da criança deve ser gradual dependendo de sua assimilação e de uma re-acomodação dos esquemas internos, que necessariamente levam tempo. É por utilizar esse sistema e não repetir o que ouvem, que as crianças interpretam o ensino que recebem. Nada mais revelador do funcionamento da mente de um aluno do que seus supostos erros, porque evidenciam como ele releu o conteúdo aprendido.
Emília Ferreiro critica a alfabetização tradicional, porque a prontidão das crianças para o aprendizado da leitura e da escrita por meio de avaliação de percepção e de motricidade (coordenação). O peso para o aspecto externo da escrita é excessivo, deixando de lado suas características como a compreensão da escrita e sua organização. Seguindo esse raciocínio o contato da criança com a organização da escrita é adiado para quando ela for capaz de ler as palavras isoladas, embora a relação com os textos inteiros sejam enriquecida. Portanto a alfabetização também é uma forma de se apropriar das funções sociais da escrita.
Segundo Emilia Ferreiro (1996, p.24) “O desenvolvimento da alfabetização ocorre, sem dúvida, em um ambiente social. Mas as práticas sociais assim como as informações sociais, não são recebidas passivamente pelas crianças.”
Atualmente, os professores definem o processo de alfabetização como sinônimo de uma técnica. Entretanto no processo de alfabetização inicial, nem sempre esses critérios são utilizados. Os professores ensinam da mesma maneira como aprenderam quando eram alunos, e não aceitam os erros que seus alunos cometem.
A autora defende, que de todos os grupos as crianças são as mais fáceis de alfabetizar e estão em processo continuo de aprendizagem, enquanto os adultos já têm formas de conhecimento mais difíceis de modificar, ressalta.
Tradicionalmente, as decisões a respeito da prática alfabetizadora têm como foco a polêmica sobre os métodos utilizados. A metodologia normalmente utilizada pelos professores parte daquilo que é mais simples, passando para os mais complexos.
Para Ferreiro & Teberosky (1985, p.18) a preocupação dos educadores tem-se voltado para a busca do melhor ou do mais eficaz dos métodos, levando a uma polêmica entre dois tipos fundamentais: método sintético e método analítico.
O método sintético preserva a correspondência entre o oral e o escrito, entre som e a grafia. O que se destaca é o processo que consiste em partir das partes do todo, sendo as letras os elementos mínimos da escrita. O método analítico insiste no reconhecimento global das palavras ou orações.
Então para Emília Ferreiro, o que seria correto é interrogar, ”através de que tipo de prática a criança é introduzida na linguagem escrita, e como se apresenta esse objeto no contexto escolar” (1985, p.30).
Existem práticas que levam a criança à convicção de que o conhecimento é algo que os outros possuem e que só se pode adquirir da boca destes, deixando assim, de ser participante da construção. Algumas práticas levam a pensar que o que existe para conhecer já foi estabelecido, como um conjunto de coisas que não serão modificados. Algumas práticas fazem com que a criança, fique sem a prática do conhecimento, como receptor daquilo que o professor ensina.
Ainda para Ferreiro ”nenhuma prática pedagógica é neutra. Todas estão apoiadas em certo modo de conceber o processo de aprendizagem e o objeto dessa aprendizagem” (1985,p.31). Então para que o professor seja eficaz deverá adaptar seu ponto de vista ao da criança.

Conclusão

Foi possível compreender que as dificuldades e fracassos nas séries iniciais na aprendizagem da leitura e escrita constituem um problema que nenhum método conseguiu solucionar.
Tendo como base a teoria psicológica e epistemológica de Piaget, a pesquisadora mostra que a criança constrói seus sistemas interpretativos.
Porem é necessário que o professor considere as escritas do ponto de vista construtivo, considerando a evolução de cada criança, é preciso que haja uma reestruturação interna na escola com relação à alfabetização e também no que se refere às formas de alfabetizar.

Referências:

FERREIRO, Emilia. Alfabetização em Processo. São Paulo: Cortez, 1996.
FERREIRO, Emilia; Teberosk, Ana. A Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Medicas 1985.
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2001.

Fonte: https://psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/psicologia-da-aprendizagem-metodo-de-ensino-emilia-ferreiro © Psicologado.com
- janeiro 31, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Meu pé esquerdo

 Meu pé esquerdo 

Oscar de melhor ator e atriz coadjuvante. Esta é a história real do escritor e pintor irlandês Christy Brown, sequelado de paralisia cerebral desde bebê ele conseguiu pintar e escrever usando apenas o seu pé esquerdo. Mostra que pessoas diagnosticadas com alguma dificuldade podem progredir e, em muitos casos, podem aprender formas de superar suas limitações. Com o suporte adequado, as pessoas com problemas de aprendizagem podem aprender e, de fato, aprendem com sucesso. 

Sinopse: 

A história de Christy Brown é um triunfo sobre a adversidade. Meu pé esquerdo é a extraordinária história de um homem com grande amor e paixão pela vida. Quando ainda era um bebê, descobriu‑se que ele sofria de paralisia cerebral e os médicos comunicaram a sua mãe que, se sobrevivesse, Christy seria pouco mais do que um vegetal. O filme segue todo o progresso de Christy Brown desde o seu nascimento, em 1932, até o dia que conheceu Mary Carr, em 1959, que mais tarde se tornou sua esposa. Premiado com o Oscar de melhor ator (Daniel Day Lewis) e melhor atriz coadjuvante (Brenda Fricker). 

MEu PÉ esquerdo. Direção de Jim Sheridan. Irlanda: Dist. Fox Filmes, 1989. 1 filme (103 min), color. 


- janeiro 30, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind)



O filme Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind) fala de um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante John Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o prêmio Nobel. Trata‑se de uma história para refletir sobre a potencialidade humana. 

Sinopse: é um drama intensamente humano, inspirado nos eventos da vida de um gênio de verdade – o matemático John Forbes Nash Jr. Nascido em uma família de classe média em uma pequena cidade de West Virginia, ele fascinou o mundo intelectual há mais de 50 anos com uma surpreendente descoberta. Seu trabalho pioneiro sobre a “teoria do jogo” tornou‑o o astro da “Nova Matemática” na década de 50, mas sua ascensão mudou de rumo drasticamente quando seu brilhantismo intuitivo foi afetado pela esquizofrenia. Enfrentando desafios que destruíram muitas outras pessoas com essa doença, John Nash lutou com a ajuda de sua devotada mulher, Alicia, e, depois de décadas de dedicação, conseguiu superar a tragédia e chegou até a receber o Prêmio Nobel de 1994. Lenda viva, o matemático continua envolvido em seu trabalho até hoje. 

uMA MENTE brilhante. Direção de Ron Howard. EuA: Imagine Entertainment: Dist. DreamWorks Distribution L.L.C.; universal Pictures; uIP, 2001. 1 filme (135 min), color
- janeiro 30, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Tropa de Elite 1 - Dublado PT-BR (Completo)

Tropa de elite 

Assista ao filme Tropa de elite e preste atenção em um dos episódios do filme: 
o aspirante Matias diagnosticando o problema de um menino do morro que tem dificuldades de acompanhar as aulas: 
o garoto é míope e precisa de óculos para continuar frequentando a escola. Na tentativa de ajudá‑lo, o também aspirante Neto acaba morto por traficantes quando vai entregar os óculos à ONG que tenta fazer alguma coisa pelos moradores da favela. 
Matias, que também é de origem humilde, mostrou a sensibilidade e até a sabedoria que muitas vezes são necessárias para identificar uma situação que não raro funciona como estigma, como veredicto. 

Sinopse: 

O filme retrata o dia a dia do grupo de policiais e de um capitão do BOPE no ano de 1997 que está querendo sair da corporação e tentará encontrar um substituto para seu posto, paralelo a isso tem a história de dois amigos de infância que se tornam policiais e que se destacam pela honestidade e honra de serem policiais, e se indignam com a  corrupção no batalhão em que atuam.


TROPA de elite. Direção de José Padilha. Brasil: Zazen Produções: Dist. universal Pictures do Brasil; The Weinstein Company, 2007. 1 filme (118 min), color.

- janeiro 30, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Estrelas na Terra – toda criança é especial (Filme)

O fime Estrelas na Terra – toda criança é especial conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. 
Embora o filme fale diretamente sobre o caso de uma criança, ele é uma mensagem para o mundo sobre o verdadeiro papel de um educador e formação de um novo ser humano. 
Ao afirmar no título que toda e qualquer criança é especial, que são como estrelas na Terra, a proposta é trazer a ideia de que não podemos negligenciar a diversidade e preciosidade dos projetos de gente de nosso mundo, pois são eles que fazem o futuro. 

Sinopse: 

o filme conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. 
As letras dançam em sua frente, como diz, e ele não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. 
Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rispidez e falta de sensibilidade. 
Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá‑lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. 
Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida. 
Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. 
O diagnóstico de dislexia logo ficou evidente para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua vontade de viver. 
O filme é uma obra‑prima do até então ator e produtor Aamir Khan. 

COMO estrelas na Terra – toda criança é especial. 
Direção de Aamir Khan. Índia, 2007. 1 DVD (162 min), color.

- janeiro 30, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Central do Brasil - Filme - Widescreen (Formato Original)

Assista ao filme Central do Brasil, dirigido por Walter Salles, e preste atenção na personagem Dora (Fernanda Montenegro), que escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil. 
Nos relatos que ela ouve e transcreve, surge um Brasil desconhecido e fascinante, um verdadeiro panorama da população migrante, que tenta manter os laços com os parentes e o passado. 
Trata‑se de uma história que aborda a importância da alfabetização e do letramento. 

Sinopse: 

Dora (Fernanda Montenegro) é uma mulher que trabalha na Estação Central do Brasil escrevendo cartas para pessoas analfabetas e uma de suas cliente Ana (Soia Lira) aparece com o filho pedindo que escreva uma carta para o seu marido dizendo que Josué (Vinicius de Oliveira) quer visitá‑lo um dia, porém, Ana morre atropelada por um ônibus na saída da estação. Josué, de apenas 9 anos, sem ter para onde ir se vê forçado a ter de morar na estação. Com pena do garoto, Dora decide ajudá‑lo e levá‑lo até seu pai que mora no sertão nordestino. No meio dessa viagem pelo Brasil, eles se deparam com obstáculos e descober‑ tas. O filme revela, ainda, como é a vida de pessoas que migram pelo país na tentativa de conseguir melhor qualidade de vida ou poder reaver seus parentes deixados para trás. 

CENTRAL do Brasil. 
Direção de Walter Salles. : Videofilmes: Dist. Sony Pictures Classics, 1998. 1 filme (112 min), color.

- janeiro 30, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

A Marvada Carne [completo]

Assista ao filme 
A marvada carne, de André Klotzel, e preste atenção nas expressões linguísticas, pois para a produção do filme foram feitas extensas pesquisas sobre a vida e a cultura da roça. 

Sinopse: 

Fernanda Torres é a protagonista de A marvada carne. 
É um filme sobre a cultura caipira, por onde passam várias figuras da mitologia brasileira como o Saci, o Tinhoso, a Corrupira. 

A MARVADA carne. 
Direção de André Klotzel. 
Brasil: Dist. Embrafilme, 1985. 1 filme (77 min), color.

- janeiro 30, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

sábado, 28 de janeiro de 2017

Naufrago filme completo dublado


Neste filme, vê‑se claramente a importância da linguagem – que se origina da necessidade do homem em se comunicar com outro e consigo mesmo. 
Tanto gestos e expressões faciais como vozes, na tentativa de se expressar e se comunicar, determinaram o aparecimento da linguagem. Efetiva e processa a relação do homem com o mundo e com outros seres humanos, além de se relacionar com os valores, culturas existentes na sociedade e em cada um dos indivíduos com os quais se relacionam com e pela linguagem. 

Sinopse: 

Chuck Noland (Tom Hanks) é um inspetor da Federal Express (FedEx), multinacional encarregada de enviar cargas e correspondências, que tem por função checar vários escritórios da empresa pelo planeta. Porém, em uma de suas costumeiras viagens ocorre um acidente que o deixa preso em uma ilha deserta por 4 anos. Com sua noiva (Helen Hunt) e seus amigos imaginando que ele morrera no acidente, Chuck precisa lutar para sobreviver, tanto fisicamente quanto emocionalmente, a fim de que um dia consiga retornar à civilização. 

NÁuFRAGO. Direção de Robert Zemeckis. uSA: DreamWorks SKG; 20th Century Fox; Image Movers; Playtone: Dist. 20th Century Fox Film Corporation; uIP, 2000. 1 filme (143 min), color.

- janeiro 28, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Jet li - Cão de Briga, Filme Completo Dublado


Sinopse: 

desde que Bart (Bob Hoskins) retirou Danny (Jet Li) das ruas, quando tinha apenas 4 anos, sempre o tratou como um cão, tendo treinado‑o para sempre atacar. Danny é hoje uma arma mortal, sendo capaz de partir para cima de qualquer pessoa após uma simples ordem, sem lhe dar qualquer chance de vitória. Isolado do mundo, Danny não tem outra escolha senão aceitar o destino escolhido por Bart. Até que, por acaso, ele encontra Sam (Morgam Freeman), um cego que ganha a vida como afinador de pianos. Sam e Victoria (Kerry Condon), sua neta, fazem com que Danny descubra uma humanidade que ele jamais acreditou que possuísse. A partir de então, sua percepção da vida muda radicalmente, o que faz com que Bart e seus asseclas decidam eliminá‑lo. 

CÃO de briga. Direção de Louis Leterrier. uSA: Canal+; Current Entertainment; TF1 Films Productions; Europa Corp.; Qian Yian Productions; Clubdeal Ltd.; Danny the Dog Prods Ltd: Dist. Rogue Pictures; Europa Filmes, 2005. 1 filme (102 min), color.


Cão de Briga 

Assista ao filme Cão de Briga e preste atenção no trecho do filme em que Danny (Jet Li) encontra pela primeira vez com o professor de piano cego Sam (Morgan Freeman). 
Atente para os comentários que ele, o professor, faz para o protagonista Danny. 
(...) 
O professor, para se tornar construtivista, precisa desenvolver a habilidade de, respeitando o nível  de desenvolvimento do educando, seus interesses e aptidões, acompanhar o seu raciocínio sem cortá‑lo ou limitá‑lo com perguntas ou orientações que impõem outra direção ao pensamento infantil, desviando‑o do caminho que deseja ou a que pode chegar. 

...

(Psicopedagogia Institucional - FAEL)
- janeiro 28, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

NELL

A linguagem e a comunicacao em NELL
 Sinopse: uma jovem (Jodie Foster) é encontrada em uma casa na floresta, onde vivia com sua mãe, uma eremita, mas o médico (Liam Neeson) que a encontra após a morte da mãe constata que ela se expressa em um dialeto próprio, evidenciando que até aquele momento ela não havia tido contato com outras pessoas. Intrigado com a descoberta e ao mesmo tempo encantado com a inocência e a pureza da moça, ele tenta ajudá‑la a se integrar na sociedade.

 NELL. Direção de Michel Apted. EuA: 20th Century Fox; PolyGram Filmed Entertainment; Egg Pictures: Dist. 20th Century Fox Film Corporation, 1994. 1 filme (115 min), color.




- janeiro 27, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Projeto Professor Diretor de Turma - 18ª CREDE: A Importância da Leitura para a Formação de uma So...

Projeto Professor Diretor de Turma - 18ª CREDE: A Importância da Leitura para a Formação de uma So...: Leila Souza*  E-mail: leilabmsouza@yahoo.com.br  RESUMO  A sociedade atual caracteriza-se pela busca da informação, do conhecimento. A educa...
- janeiro 27, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Dificuldades de Leitura e Escrita ((Vídeos Aulas 16 até 20)

Aula16

FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM


Aula 17
Dislexia




Aula 18
DISLEXIA DISFONÉTICAURL


Aula 19
Sugestões para ajudar a criança disléxica na escola



Aula 20

Distúrbios na escrita

URL
- janeiro 24, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Dificuldades de Leitura e Escrita ((Vídeos Aulas 11 até 15)

Aula 11

Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita


Aula 12

O conhecimento de direita e de esquerda




Aula 13


Orientação espacial




Aula 14

Memória visual




Aula 15

Métodos de ensino inadequados



- janeiro 20, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Dificuldades de Leitura e Escrita ((Vídeos Aulas 09 e 10)

Aula 09

Compreensão Textual





Aula 10

Conceitos e definições, 

qual a função da leitura.



- janeiro 20, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Dificuldades de Leitura e Escrita ((Vídeos Aulas de 06 até 08)

Aula 06 
DESAFIOS ATUAIS

Aula 07

Produção escrita




Aula 08

Leitura





URL


- janeiro 19, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Dificuldades de Leitura e Escrita ((Vídeos Aulas de 01 até 05)

AULA 01/
Leitura e escrita

AULA 02/

Como o professor deve passar o conhecimento para seus alunos


Aula 03/
O ENSINAR


Aula 04/
Dificuldades de leitura e escrita


Aula 05/A escrita

- janeiro 18, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

sábado, 14 de janeiro de 2017

O que é essa tal Física Quântica?

A Física Quântica surgiu como a tentativa de explicar a natureza naquilo que ela tem de menor: os constituintes básicos da matéria e tudo que possa ter um tamanho igual ou menor. Em outras palavras, pense o seguinte: tudo o que é maior do que um átomo está sujeito a leis da física que chamamos de “física clássica”. Por exemplo, elas sofrem a atração da gravidade, as leis da inércia, ação e reação, e por aí vai. Mas quando analisamos tamanhos menores que um átomo, tudo muda e as regras da física clássica já não valem mais. Foi preciso então admitir que era necessário outras leis para lidar com essa realidade, e também uma física totalmente nova, que ficou conhecida como Física Quântica.

Tudo começou em 1900, quando o físico alemão Max Planck introduziu a ideia de que a energia era enviada em “pacotes” chamados quanta (meio que parecido com a transmissão de dados pela internet), com o fim de derivar uma fórmula para a dependência da frequência observada com a energia emitida por um corpo negro. Em 1905, Einstein explicou o efeito fotoelétrico por um postulado sobre que a luz, ou mais especificamente toda a radiação electromagnética, pode ser dividida num número finito de “quanta de energia”, que são localizados como pontos no espaço.

Estes quanta de energia seriam chamados mais tarde de fótons, termo introduzido por Gilbert N. Lewis em 1926. A ideia que cada fóton teria de consistir de energia em termos de quantas foi um notável feito, já que efetivamente eliminou a possibilidade de que a radiação de um corpo negro alcançasse energia infinita, o que se explicou em termos de formas de onda somente. Em 1913, Niels Bohr explicou as linhas espectrais do átomo de hidrogênio, novamente utilizando a ideia dos quanta, em seu artigo On the Constitution of Atoms and Molecules (Sobre a Constituição de Átomos e Moléculas), publicado em julho de 1913.

A expressão “física quântica” foi usada pela primeira vez em Universe in Light of Modern Physics (O Universo à Luz da Física Moderna), de Max Planck, em 1931.



Em 1924, o físico francês Louis-Victor de Broglie apresentou a sua teoria de ondas de matéria, dizendo que as partículas podem exibir características de onda e vice-versa. Esta teoria era para uma partícula simples e derivada da teoria especial da relatividade. Baseando-se na aproximação de de Broglie, nasceu a mecânica quântica moderna em 1925, quando os físicos alemães Werner Heisenberg e Max Born desenvolveram a mecânica matricial e o físico austríaco Erwin Schrödinger inventou a mecânica de ondas e a equação de Schrödinger não relativista como uma aproximação ao caso generalizado da teoria de de Broglie. Schrödinger posteriormente demonstrou que ambas as aproximações eram equivalentes e ficou conhecido pelo clássico experimento mental* chamado “o gato de Schrödinger”, que ilustrava o relativismo quântico com a ideia de que um gato fechado dentro de uma caixa está tanto vivo quanto morto, enquanto não abrirmos a caixa e termos certeza de qual é o verdadeiro estado do gato.


A física quântica não é intuitiva, ou seja, isso significa dizer que muitas partes dela parecem não ser verdade. Por exemplo, a dualidade onda-partícula diz que partículas se comportam ora como partículas ora como ondas. É uma afirmação no mínimo estranha, bizarra, por que seria mais ou menos como dizer que a água pode ser, ao mesmo tempo, seca e molhada dependendo da ocasião. Mas é o que acontece no mundo real das partículas quânticas. No nosso dia-a-dia, parece que vivemos num planeta plano, o que você sabe que não é verdade; nosso mundo é uma esfera, e no espaço não existe direita e esquerda, cima ou baixo.

Por ser não intuitiva, ela foi considerada uma falsa teoria. O próprio Einstein (que foi um dos fundadores da física quântica) acreditava que a física quântica devia estar errada. Mas com o passar do tempo percebeu-se que ela explicava tão bem o resultado das experiências, que tinha de ser verdade.

Nosso dia ocorre numa escala dita macroscópica (tudo aquilo que podemos ver a olho nu, por assim dizer). São os objetos que podemos enxergar sem a ajuda de lentes ou microscópios atômicos. A física quântica lida com coisas muito, tremendamente pequenas. Muitíssimo menores que um milímetro. Existem várias particulas do átomo, como os nêutrons (que contém uma carga neutra e são formados por três quarks) e prótons (carga positiva, também formados por três quarks); juntos eles formam o núcleo atômico.


O mundo em que vivemos é feito de átomos. Os átomos são feitos de coisas ainda menores chamadas quarks e elétrons. Ainda não sabemos se os quarks são feitos de coisas ainda menores. Os átomos, elétrons, quarks e outra coisa tão pequena que ainda não sabemos muito sobre ela, chamada fóton, têm comportamentos bizarros de vez em quando: nunca podemos saber exatamente onde estão. Não é por falta de instrumentos potentes, é uma lei da física, chamada Princípio da Incerteza de Heinsenberg, que diz que nunca saberemos a exata posição das coisas. Nunca saberemos onde os elétrons de um átomo estão exatamente. Nunca. É algo estranhíssimo, mas é a verdade. Há elétrons que, inclusive, somem de um lugar e reaparecem em outro, algo como um teletransporte. Não dá para ver que caminho seguiram para ir de um lugar a outro, só sabemos que eles fazem isso.

No mundo macroscópico, o “nosso” mundo, ondas são muito diferentes de objetos. Porém, se tivéssemos o tamanho de átomos, tudo se comportaria como uma onda de vez em quando e como uma partícula outras vezes. Essa foi uma das consequências mais bizarras da física quântica.

Há átomos, como o de Urânio que, do nada, explodem. Nunca sabemos que átomos vão explodir, ou quando, só sabemos que alguns vão e outros não. Aparentemente, nada faz eles explodirem, mas eles explodem. Dizem que irritou tanto a Einstein que foi aí que ele pronunciou sua famosa frase “Deus não joga dados com o universo”.

Muito embora a Física quântica seja esquisitíssima, e ainda por cima seja, como gostam de apontar alguns (sempre aqueles que não conhecem nada de ciência), “apenas uma teoria”, sem ela não teríamos os avanços da nossa tecnologia atual. Até o computador, smartphone ou tablet no qual você está lendo esse texto deve muito à mecânica quântica em algum nível.

Fontes:
________. O que é Fisica Quântica. Wikibooks.
________. História da Mecânica Quântica. Wikipédia, a Enciclopédia Livre.
Zarate, Oscar; McEvoy, J.P. Entendendo a Teoria Quântica. Editora Leya, 2012.

* O que significa que isso não foi feito com um gato de verdade, apenas para constar.

http://www.astropt.org/2013/08/05/o-que-e-essa-tal-fisica-quantica/


Acerca do Autor
Rafael Rodrigues
Rafael Rodrigues é Filósofo, roteirista de quadrinhos, divulgador da ciência e redator publicitário. Formado em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Atualmente cursando pós-graduação em Neurociências Aplicada a Linguagem e Aprendizagem, escreve sobre terror, quadrinhos, Filosofia e ciência para sites diversos. Considera-se um humanista e acredita que o ser humano constrói e é construído por sua história e que ceticismo científico é a principal ferramenta para se mudar o mundo. Interessa-se pelo passado, presente, futuro e especialmente pela mente humana.



- janeiro 14, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Educação, Física, Física Quântica, Mecânica quântica, Quântica

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Quem Somos nós? (FILME Legendado)



Produção que mistura documentário, ficção e animações. Amanda (Marlee Matlin) se vê numa experiência fantástica quando sua vida cotidiana começa a desenredar-se, revelando o mundo incerto de valores ocultos, encobertos por uma realidade alarmante, que a maioria de nós considera normal.

Gênero: Documentário
Direção: Betsy Chasse, Mark Vicente, William Arntz
Roteiro: Betsy Chasse, Mark Vicente, Matthew Hoffman, William Arntz
Elenco: Armin Shimerman, Barry Newman, Elaine Hendrix, John Ross Bowie, Marlee Matlin, Robert Bailey Jr., Robert Blanche
Produção: Betsy Chasse, William Arntz
Fotografia: David Bridges, Mark Vicente
Trilha Sonora: Barry Coffing, Christopher Franke, Elaine Hendrix, Michael Whalen
Duração: 109 min.




- janeiro 12, 2017 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

E quando a pessoa não consegue fazer a transferência? | Christian Dunker | Falando nIsso 93

  No vídeo-pílula de hoje, ele se aprofunda na questão da transferência.     -- Bibliografia  As novas doenças da alma  (Julia Kristeva) Dia...

  • A distinção entre logograma e ideograma
    Kanji: O "kanji" é uma forma de escrita de procedência chinesa. A palavra "kanji" significa "escrita chinesa...
  • TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR – CIPRIANO LUCKESI
    por   didaticageo Luckesi. O escritor Cipriano Carlos Luckesi é referência em avaliação da aprendizagem escolar, assunto no qual...
  • Émile Durkheim – Julgamentos de Valor e de Realidad
    1-) O que são julgamentos de valor?  O julgamento de valor não visa expressar aquilo que as coisas são, mas o valor que elas têm...

Pesquisar este blog

  • Página inicial

Míriam Pereira

Minha foto
Míriam Santos Pereira
Professora com Formação Continuada em Práticas de Alfabetização graduada em Filosofia com pós-graduação em Psicopedagogia e com certificação em cursos profissionalizantes livres em Psicanálise Freudiana e Psicologia Clínica e Comportamental. O conhecimento sempre foi prioridade no meu caminhar, para interagir, acolher, ensinar. O conhecimento liberta o ser e o humaniza, na medida que vê no que pode transformar o outro no melhor que possa esse ser. Citando Cora Coralina, "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Ver meu perfil completo

Denunciar abuso

Marcadores

  • “novas educações”
  • Alfabetização
  • Alta Performance
  • Artes
  • ARTIGOS
  • Autodesenvolvimento
  • Behavioris
  • Behaviorismo
  • Biografias
  • Biologia
  • Catolicismo
  • cérebro
  • Ciência e Tecnologia
  • Ciencias;
  • Cinema
  • Circunscritos
  • Comportamento
  • Comunicação/Educação
  • Conceitos
  • consciente
  • Contratransferência
  • Cultura
  • culturalismo
  • Curiosidades
  • Deinições
  • Diagnóstico Pp
  • Dicionário Político
  • Dificuldades de Aprendizagem
  • Direito
  • Diversidade Sexual
  • Diversidades
  • Educação
  • Educadores
  • Eletrônicos
  • Entretenimento
  • Escritores
  • Espiritismo
  • Estruturalismo
  • Expressões em Inglês
  • Expressões em latim
  • Filosofia
  • Filosofia » Filósofos »
  • Filosofia da Educação
  • Filósofos »
  • Filósofos e Obras
  • Física
  • Física Quântica
  • Fotografia
  • Frases
  • Freud
  • Froebel
  • Funcionalismo
  • Fundamentos Pedagógicos da Educação
  • Gênero/Sexualidade
  • Geografia
  • Geografia Física
  • Geral
  • GRAMÁTICA
  • Grandes Filósofos da História
  • Hipnose
  • hipnoterapia
  • História
  • História da Escrita
  • História da Europa
  • História Geral
  • Idade Média
  • Idade Moderna
  • Imagens
  • Inclusão
  • Informática
  • Inglaterra
  • INSTRUMENTOS PSICOPEDAGÓGICOS
  • Leitura/Educação
  • Língua
  • Linguagem Visual
  • Literatura
  • Mecânica quântica
  • Meditação
  • mente humana
  • Mídia
  • Mídias
  • Mitologia Grega
  • Movimentos Culturais
  • mudança social
  • Orientações
  • Pedagogia
  • Pensadores da Educação
  • Pensadores de Educação
  • Pensamentos
  • Poemas
  • Politica
  • Produção de textos
  • Psicanálise
  • Psicologia
  • Psicologia da Educação
  • Psicologia Social
  • Psicologias
  • Psicopedagogia
  • Psicoterapia
  • Qualidade de Vida
  • Quântica
  • Relacionamentos
  • religião
  • Religiosidade
  • Saude
  • Saúde
  • Siglas
  • Significados
  • Sociologia
  • subcosciente
  • Subscritos
  • Tecnologias e Aprendizagem
  • Teorias da Aprendizagem
  • Termos
  • Transferência

Arquivo do blog

  • ►  2016 (258)
    • ►  mai. 2016 (1)
      • ►  mai. 31 (1)
    • ►  jun. 2016 (45)
      • ►  jun. 01 (1)
      • ►  jun. 02 (3)
      • ►  jun. 04 (1)
      • ►  jun. 05 (12)
      • ►  jun. 08 (3)
      • ►  jun. 11 (4)
      • ►  jun. 15 (5)
      • ►  jun. 16 (1)
      • ►  jun. 17 (1)
      • ►  jun. 18 (1)
      • ►  jun. 19 (1)
      • ►  jun. 22 (4)
      • ►  jun. 24 (1)
      • ►  jun. 25 (1)
      • ►  jun. 28 (4)
      • ►  jun. 29 (2)
    • ►  jul. 2016 (25)
      • ►  jul. 01 (3)
      • ►  jul. 03 (1)
      • ►  jul. 07 (1)
      • ►  jul. 16 (3)
      • ►  jul. 17 (4)
      • ►  jul. 18 (3)
      • ►  jul. 19 (1)
      • ►  jul. 21 (2)
      • ►  jul. 24 (2)
      • ►  jul. 26 (1)
      • ►  jul. 31 (4)
    • ►  ago. 2016 (50)
      • ►  ago. 07 (1)
      • ►  ago. 09 (5)
      • ►  ago. 10 (3)
      • ►  ago. 13 (1)
      • ►  ago. 18 (8)
      • ►  ago. 21 (8)
      • ►  ago. 23 (1)
      • ►  ago. 25 (1)
      • ►  ago. 26 (4)
      • ►  ago. 28 (7)
      • ►  ago. 29 (1)
      • ►  ago. 30 (5)
      • ►  ago. 31 (5)
    • ►  set. 2016 (36)
      • ►  set. 03 (5)
      • ►  set. 04 (3)
      • ►  set. 05 (3)
      • ►  set. 06 (2)
      • ►  set. 09 (3)
      • ►  set. 10 (3)
      • ►  set. 14 (1)
      • ►  set. 19 (3)
      • ►  set. 22 (1)
      • ►  set. 23 (3)
      • ►  set. 24 (4)
      • ►  set. 25 (1)
      • ►  set. 26 (1)
      • ►  set. 29 (2)
      • ►  set. 30 (1)
    • ►  out. 2016 (48)
      • ►  out. 03 (1)
      • ►  out. 04 (2)
      • ►  out. 10 (4)
      • ►  out. 11 (1)
      • ►  out. 12 (3)
      • ►  out. 17 (3)
      • ►  out. 18 (6)
      • ►  out. 24 (2)
      • ►  out. 25 (2)
      • ►  out. 27 (2)
      • ►  out. 30 (18)
      • ►  out. 31 (4)
    • ►  nov. 2016 (39)
      • ►  nov. 04 (3)
      • ►  nov. 05 (2)
      • ►  nov. 06 (4)
      • ►  nov. 11 (8)
      • ►  nov. 14 (3)
      • ►  nov. 19 (1)
      • ►  nov. 22 (3)
      • ►  nov. 23 (1)
      • ►  nov. 24 (5)
      • ►  nov. 25 (2)
      • ►  nov. 26 (5)
      • ►  nov. 30 (2)
    • ►  dez. 2016 (14)
      • ►  dez. 01 (2)
      • ►  dez. 08 (2)
      • ►  dez. 09 (1)
      • ►  dez. 12 (2)
      • ►  dez. 20 (1)
      • ►  dez. 27 (6)
  • ▼  2017 (107)
    • ▼  jan. 2017 (18)
      • ►  jan. 12 (1)
        • Quem Somos nós? (FILME Legendado)
      • ►  jan. 14 (1)
        • O que é essa tal Física Quântica?
      • ►  jan. 18 (1)
        • Dificuldades de Leitura e Escrita ((Vídeos Aulas d...
      • ►  jan. 19 (1)
        • Dificuldades de Leitura e Escrita ((Vídeos Aulas d...
      • ►  jan. 20 (2)
        • Dificuldades de Leitura e Escrita ((Vídeos Aulas 0...
        • Dificuldades de Leitura e Escrita ((Vídeos Aulas 1...
      • ►  jan. 24 (1)
        • Dificuldades de Leitura e Escrita ((Vídeos Aulas 1...
      • ►  jan. 27 (2)
        • Projeto Professor Diretor de Turma - 18ª CREDE: A ...
        • NELL
      • ►  jan. 28 (2)
        • Jet li - Cão de Briga, Filme Completo Dublado
        • Naufrago filme completo dublado
      • ►  jan. 30 (6)
        • A Marvada Carne [completo]
        • Central do Brasil - Filme - Widescreen (Formato Or...
        • Estrelas na Terra – toda criança é especial (Filme)
        • Tropa de Elite 1 - Dublado PT-BR (Completo)
        • Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind)
        • Meu pé esquerdo
      • ▼  jan. 31 (1)
        • Psicologia da Aprendizagem: Método de Ensino Emili...
    • ►  fev. 2017 (29)
      • ►  fev. 02 (3)
      • ►  fev. 03 (1)
      • ►  fev. 06 (2)
      • ►  fev. 11 (1)
      • ►  fev. 12 (2)
      • ►  fev. 13 (1)
      • ►  fev. 14 (8)
      • ►  fev. 16 (3)
      • ►  fev. 18 (1)
      • ►  fev. 24 (1)
      • ►  fev. 25 (2)
      • ►  fev. 27 (4)
    • ►  mar. 2017 (14)
      • ►  mar. 02 (1)
      • ►  mar. 06 (3)
      • ►  mar. 15 (9)
      • ►  mar. 17 (1)
    • ►  jul. 2017 (15)
      • ►  jul. 15 (1)
      • ►  jul. 16 (10)
      • ►  jul. 17 (2)
      • ►  jul. 18 (1)
      • ►  jul. 31 (1)
    • ►  set. 2017 (1)
      • ►  set. 17 (1)
    • ►  out. 2017 (7)
      • ►  out. 12 (3)
      • ►  out. 17 (1)
      • ►  out. 25 (1)
      • ►  out. 30 (2)
    • ►  nov. 2017 (12)
      • ►  nov. 19 (4)
      • ►  nov. 21 (2)
      • ►  nov. 26 (5)
      • ►  nov. 27 (1)
    • ►  dez. 2017 (11)
      • ►  dez. 08 (3)
      • ►  dez. 10 (3)
      • ►  dez. 12 (4)
      • ►  dez. 18 (1)
  • ►  2018 (114)
    • ►  jan. 2018 (5)
      • ►  jan. 02 (1)
      • ►  jan. 23 (1)
      • ►  jan. 24 (1)
      • ►  jan. 30 (1)
      • ►  jan. 31 (1)
    • ►  fev. 2018 (7)
      • ►  fev. 01 (1)
      • ►  fev. 07 (3)
      • ►  fev. 21 (3)
    • ►  mar. 2018 (2)
      • ►  mar. 02 (1)
      • ►  mar. 29 (1)
    • ►  abr. 2018 (7)
      • ►  abr. 24 (4)
      • ►  abr. 25 (3)
    • ►  mai. 2018 (11)
      • ►  mai. 09 (1)
      • ►  mai. 10 (1)
      • ►  mai. 11 (1)
      • ►  mai. 28 (2)
      • ►  mai. 30 (6)
    • ►  jun. 2018 (14)
      • ►  jun. 11 (5)
      • ►  jun. 12 (1)
      • ►  jun. 14 (3)
      • ►  jun. 29 (5)
    • ►  ago. 2018 (4)
      • ►  ago. 01 (2)
      • ►  ago. 05 (1)
      • ►  ago. 30 (1)
    • ►  set. 2018 (20)
      • ►  set. 12 (1)
      • ►  set. 13 (9)
      • ►  set. 25 (1)
      • ►  set. 26 (3)
      • ►  set. 27 (2)
      • ►  set. 28 (4)
    • ►  out. 2018 (23)
      • ►  out. 02 (1)
      • ►  out. 03 (1)
      • ►  out. 04 (5)
      • ►  out. 05 (1)
      • ►  out. 10 (2)
      • ►  out. 11 (2)
      • ►  out. 16 (2)
      • ►  out. 23 (2)
      • ►  out. 24 (4)
      • ►  out. 25 (3)
    • ►  nov. 2018 (7)
      • ►  nov. 01 (3)
      • ►  nov. 06 (2)
      • ►  nov. 08 (1)
      • ►  nov. 13 (1)
    • ►  dez. 2018 (14)
      • ►  dez. 11 (1)
      • ►  dez. 13 (4)
      • ►  dez. 17 (7)
      • ►  dez. 18 (2)
  • ►  2019 (72)
    • ►  jan. 2019 (36)
      • ►  jan. 04 (2)
      • ►  jan. 07 (2)
      • ►  jan. 13 (21)
      • ►  jan. 19 (2)
      • ►  jan. 21 (1)
      • ►  jan. 27 (8)
    • ►  mar. 2019 (2)
      • ►  mar. 15 (1)
      • ►  mar. 20 (1)
    • ►  abr. 2019 (8)
      • ►  abr. 02 (1)
      • ►  abr. 15 (1)
      • ►  abr. 16 (5)
      • ►  abr. 18 (1)
    • ►  mai. 2019 (23)
      • ►  mai. 03 (1)
      • ►  mai. 06 (3)
      • ►  mai. 07 (4)
      • ►  mai. 09 (3)
      • ►  mai. 10 (6)
      • ►  mai. 14 (1)
      • ►  mai. 15 (3)
      • ►  mai. 23 (2)
    • ►  jun. 2019 (2)
      • ►  jun. 06 (2)
    • ►  nov. 2019 (1)
      • ►  nov. 21 (1)
  • ►  2020 (9)
    • ►  abr. 2020 (2)
      • ►  abr. 07 (2)
    • ►  jul. 2020 (2)
      • ►  jul. 03 (1)
      • ►  jul. 27 (1)
    • ►  out. 2020 (4)
      • ►  out. 21 (2)
      • ►  out. 26 (1)
      • ►  out. 28 (1)
    • ►  nov. 2020 (1)
      • ►  nov. 09 (1)
  • ►  2021 (10)
    • ►  jul. 2021 (4)
      • ►  jul. 04 (2)
      • ►  jul. 17 (1)
      • ►  jul. 28 (1)
    • ►  ago. 2021 (1)
      • ►  ago. 27 (1)
    • ►  set. 2021 (1)
      • ►  set. 25 (1)
    • ►  nov. 2021 (2)
      • ►  nov. 15 (1)
      • ►  nov. 26 (1)
    • ►  dez. 2021 (2)
      • ►  dez. 16 (2)
  • ►  2023 (40)
    • ►  mar. 2023 (12)
      • ►  mar. 03 (2)
      • ►  mar. 06 (3)
      • ►  mar. 14 (2)
      • ►  mar. 20 (2)
      • ►  mar. 25 (1)
      • ►  mar. 28 (1)
      • ►  mar. 30 (1)
    • ►  abr. 2023 (9)
      • ►  abr. 03 (2)
      • ►  abr. 11 (1)
      • ►  abr. 14 (2)
      • ►  abr. 21 (2)
      • ►  abr. 25 (2)
    • ►  mai. 2023 (10)
      • ►  mai. 05 (1)
      • ►  mai. 11 (7)
      • ►  mai. 12 (1)
      • ►  mai. 25 (1)
    • ►  jul. 2023 (5)
      • ►  jul. 17 (1)
      • ►  jul. 18 (1)
      • ►  jul. 25 (1)
      • ►  jul. 27 (2)
    • ►  ago. 2023 (4)
      • ►  ago. 09 (2)
      • ►  ago. 15 (1)
      • ►  ago. 20 (1)
  • ►  2024 (8)
    • ►  mai. 2024 (2)
      • ►  mai. 13 (1)
      • ►  mai. 18 (1)
    • ►  jul. 2024 (2)
      • ►  jul. 31 (2)
    • ►  ago. 2024 (3)
      • ►  ago. 02 (1)
      • ►  ago. 07 (1)
      • ►  ago. 08 (1)
    • ►  set. 2024 (1)
      • ►  set. 11 (1)
  • ►  2025 (3)
    • ►  ago. 2025 (3)
      • ►  ago. 18 (1)
      • ►  ago. 25 (2)
Tema Simples. Tecnologia do Blogger.