sábado, 11 de junho de 2016

Novas Mídias na Educação



“Repensar o papel e a função da educação escolar – seu foco, sua finalidade, seus valores […]”. 

Segundo este autor, “a tecnologia será importante, mas principalmente porque irá nos forçar a fazer coisas novas, e não por que irá permitir que façamos melhor as coisas velhas” (1993:153).

Assim, a introdução de novas mídias na educação conduz ao questionamento da função da escola e do papel do professor.


De acordo com Vigotsky (1989), o professor deve valorizar os interesses individuais dos alunos, o que corrobora com a ideia de que o aluno aprende muito melhor aquilo que lhe interessa. 

Segundo este autor, é necessário que haja a interação entre sujeito e objeto para que

haja a construção do conhecimento.

"Tanto Piaget como Vigotsky possuem uma concepção interacionista do desenvolvimento intelectual, e defendem que a inteligência “é construída a partir das relações recíprocas do homem com o meio, e que a cognição e emoção não estão separadas”. 

Neste sentido, Piaget (1973) afirma a importância dos jogos enquanto promotor do desenvolvimento da criança, pois à medida que ela interage com vários materiais, constrói objetos e reinventa coisas.

Assim, este autor aponta os aspectos pedagógicos do jogo na
medida em que o jogo é uma atividade que desenvolve a inteligência, a percepção e a experimentação. Conforme Piaget, os jogos representam meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.



Na sociedade atual, fortemente marcada pelo avanço tecnológico, os jogos adquiriram um formato diferente dos jogos convencionais até então utilizados na escola.

Atualmente aparelhos como os consoles de videogames, celulares, leptops, e PCs, fazem parte
do dia a dia de adolescentes e crianças, os quais utilizam este aparato tecnológico para realizar
diversas atividades, dentre as quais a prática de jogos. 

Ultimamente, os jogos eletrônicos têm sido muito utilizados por crianças e jovens para se divertir, brincar e passar o tempo, tendo em
vista serem os games altamente atrativos pela natureza lúdica que possuem.

Conforme Freire:

A educação não se reduz à técnica, mas não se faz educação sem ela.
Utilizar computadores na educação […] pode expandir a capacidade crítica e criativa de nossos meninos e meninas. Depende de quem o usa, a favor de que e de quem, e para quê. O homem concreto deve se instrumentalizar com os recursos da ciência e da tecnologia para melhor lutar pela causa de sua humanização e de sua libertação.” (1995:98; 1979:22)


Nenhum comentário:

Postar um comentário