As Jacqueries – revoltas camponesas na França Medieval
Jacqueries |
A Jacquerie foi um grande movimento popular da Idade Média, feito por camponeses, ocorreu no norte da França no Verão de 1358, durante a Guerra dos Cem Anos, e a crise e miséria advindos da peste negra. Foi duramente reprimido, após algumas semanas de protestos violentos, especialmente na Vale do Oise ao norte de Paris. Ficou conhecido como a rebelião Jacquerie porque os camponeses eram ridicularizados pelos nobres com o termo pejorativo “Jacques” ou “Jacques Bonhomme” e a sua veste “Jacque”. A palavra se tornou sinônimo para várias revoltas camponesas em geral – jacqueries – durante o antigo regime.
[…] Neste tempo revoltaram-se os Jacques em Beauvoisin, e começaram a ir em direção de Saint-Leu e de Clermont no Beauvoisin. […] E quando os Jacques, se viram em grande número, perseguiram os homens nobres, mataram vários e ainda fizeram pior, como gente treslocada, fora de si e de baixa condição. Na realidade, mataram muitas mulheres e crianças nobres, pelo que Guilherme Carlos (seu líder) lhes disse muitas vezes que se excediam demasiadamente; mas nem por isso deixaram de o fazer. […]PAIS, Marco Antônio de Oliveira. O despertar da Europa: a baixa idade média. São Paulo: Atual, 1992, p. 77.
No ano de 1070, os habitantes da cidade de Mans revoltaram-se contra o duque da Normandia. O bispo fugiu e relatou: “Fizeram então uma associação a que chamam comuna, uniram-se por um juramento e forçaram os senhores dos campos circundantes a jurar fidelidade à comuna. Cheios de audácia, começaram a cometer inúmeros crimes. Até queimaram os castelos da região durante a Quaresma e, o que é pior, durante a Semana Santa”.
Adaptado de J Le Goff, A Civilização do Ocidente
Fonte: http://blog.cybershark.net/miguel/2011/12/07/as-jacqueries-revoltas-camponesas-na-franca-medieval/
Comentários
Postar um comentário