sábado, 18 de maio de 2024

AB-REAÇÃO



A ab-reação é um conceito da psicanálise que se refere à liberação emocional ou descarga afetiva associada a uma lembrança ou recriação de um evento traumático do passado. Essa expressão é derivada do termo alemão "Abreaktion", que significa "ação de descarregar" ou "liberação". Em termos mais simples, a ab-reação envolve a expressão emocional intensa e a descarga de afetos reprimidos relacionados a experiências traumáticas.

Na prática psicanalítica, a ab-reação muitas vezes ocorre durante o processo de psicoterapia, especialmente quando o paciente está revisitando memórias dolorosas sob a orientação do terapeuta. Esse fenômeno pode ser facilitado por técnicas específicas, como a hipnose, mas também pode ocorrer espontaneamente.
A ideia subjacente é que ao vivenciar e expressar as emoções reprimidas associadas a um trauma, o indivíduo pode experimentar uma liberação emocional benéfica. Isso pode contribuir para o alívio dos sintomas psicológicos associados ao trauma e para o processo de cura. Em muitos casos, a ab-reação é considerada um componente importante do trabalho terapêutico, pois permite que o indivíduo processe e integre emocionalmente experiências passadas difíceis.

segunda-feira, 13 de maio de 2024

SOBRE SIGMUND FREUD

 --------




Sigmund Schlomo Freud (Freiberg in Mähren, 6 de maio de 1856 – Londres, 23 de setembro de 1939), mais conhecido como Sigmund Freud, foi um médico neurologista e psiquiatra criador da psicanálise. Freud nasceu em uma família judaica, em Freiberg in Mähren, na época pertencente ao Império Austríaco (atualmente, a localidade é denominada Příbor, e pertence à República Tcheca).

Freud iniciou seus estudos pela utilização da técnica da hipnose no tratamento de pacientes com histeria, como forma de acesso aos seus conteúdos mentais. Ao observar a melhora dos pacientes tratados pelo médico francês Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da histeria era psicológica, e não orgânica. Essa hipótese serviu de base para outros conceitos desenvolvidos por Freud, como o do inconsciente. Freud também é conhecido por suas teorias do complexo de édipo e da repressão psicológica e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento das psicopatologias, através da escuta do paciente. Freud acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana. Sua obra fez surgir uma nova compreensão do ser humano, como um animal dotado de razão imperfeita e influenciado por seus desejos e sentimentos. Segundo Freud, a contradição entre esses impulsos e a vida em sociedade gera, no ser humano, um tormento psíquico. Freud tinha uma visão biopsicossocial do ser humano. Fatos como a descrição de pacientes curados através do diálogo por Josef Breuer e a morte do colega Ernst von Fleischl-Marxow por dose excessiva do antidepressivo da época, a cocaína, levaram-no ao abandono das técnicas de hipnose e de drogas para criar um novo método: a cura pela fala, ou seja, a psicanálise, que utilizava a interpretação de sonhos e a livre associação como vias de acesso ao inconsciente.
Suas teorias e seus tratamentos foram controversos na Viena do século XIX, e continuam a ser muito debatidos hoje. Sua teoria é de grande influência na psicologia atual e segue se desenvolvendo através de estudos e prática clínica na área, com psicanalistas que vieram depois dele. Estes criaram suas próprias teorias, mas sempre com base nos pressupostos intrínsecos colocados por Freud, como a noção de inconsciente e transferência.

Fonte: SOBRE O MECANISMO PSÍQUICO DOS FENÔMENOS HISTÉRICOS (Freud, 1893) - Mini Curso
Márisson Fraga

E quando a pessoa não consegue fazer a transferência? | Christian Dunker | Falando nIsso 93

  No vídeo-pílula de hoje, ele se aprofunda na questão da transferência.     -- Bibliografia  As novas doenças da alma  (Julia Kristeva) Dia...