sexta-feira, 10 de maio de 2019

Método de Ensino - CELESTIN FREINET

Princípios da Pedagogia Freinet. Acreditando que educar é construir juntos, a Pedagogia Freinet se alicerça em quatro eixos fundamentais:
  • Cooperação: como forma de construção social do conhecimento;
  • Comunicação: como forma de integrar esse conhecimento;
  • Documentação: registro da história que se constrói diariamente;
  • Afetividade: elo de ligação ente as pessoas e objeto de conhecimento.

 

Princípios que Freinet considera invariáveis: “As Invariantes Pedagógicas”.

  • A criança e o adulto têm a mesma natureza.
  • Ser maior não significa necessariamente estar acima dos outros.
  • O comportamento escolar depende de seu fisiológico e orgânico, de toda a sua constituição.
  • A criança e o adulto não gostam de imposições nem disciplinas rígidas, quando significam obedecer passivamente a uma ordem externa
  • Ninguém gosta de fazer determinados trabalhos por coerção, mesmo que, em si, eles não desagradem. Toda atitude coerciva é paralisante.
  • Todos gostam de escolher seu próprio trabalho, mesmo que a escolha não seja a mais vantajosa.
  • A motivação é fundamental para o trabalho.
  • Todos querem ser bem sucedidos. O fracasso inibe, destrói o ânimo e o entusiasmo
  • O jogo não é natural à criança mas, sim, o trabalho
  • Não são a observação, a explicação e a demonstração - processos essenciais da escola – as únicas vias normais de aquisição de conhecimento, mas a experiência tateante, que é uma conduta natural e universal.
  • A memória, tão preconizada pela escola, só é válida e aceitável, quando integrada no tateamento experimental, onde é posta a serviço da vida.
  • As aquisições não ocorrem pelo estudo de regras e leis, como, ás vezes, se crê, mas sim pela experiência. Estudar primeiro as regras e leis é colocar o carro à frente dos bois.
  • A inteligência não é uma faculdade específica, que funciona como um círculo fechado, independentemente dos demais elementos vitais do indivíduo, como ensina a escolástica.
  • A escola cultiva apenas uma forma abstrata de inteligência, que atua fora da realidade viva, fixada na memória por meio de palavras e idéias.
  • A criança não gosta de receber lições “ex-cathedra”.
  • A criança não gosta de sujeitar-se a m trabalho em rebanho. Ela prefere o trabalho individual ou de equipe numa comunidade cooperativa.
  • A ordem e a disciplina são necessárias à aula.
  • Os castigos são sempre um erro. São humilhantes, não conduzem ao fim desejado e não possam de paliativo
  • A nova vida da escola supõe a cooperação escolar, isto é, a gestão da vida e do trabalho escolar pelos envolvidos, incluindo o educador
  • A sobrecarga das classes constitui sempre um erro pedagógico.
  • A concepção atual dos sistemas escolares conduz professores e alunos ao anonimato, o que é sempre um erro e cria sérias barreiras.
  • A democracia de amanhã prepara-se pela democracia na escola.
  • Umas das primeiras condições para a renovação da escola é o respeito á criança e, por sua vez, a criança ter respeito aos seus professores; só assim é possível educar dentro da dignidade.
  • Temos que contar com a reação pedagógica que manifesta uma posição social e política.
  • É preciso ter esperança otimista na vida.

A  Pedagogia Freinet é uma prática libertadora, uma vez que os problemas da vida e da prática social são discutidos em grupos e avaliados cooperativamente para realização e reorganização do trabalho em conjunto.
O conjunto das práticas que fundamentam a Proposta Pedagógica na Escola é conhecida como Técnicas ou Pedagogia Freinet.

As principais técnicas que congregam a prática da Pedagogia Freinet;

  • A expressão livre
  • A roda da conversa
  • O conselho de cooperativa
  • O texto livre
  • O livro da vida
  • Os cantos de atividades diversificadas
  • A imprensa na escola
  • Duplicadores (mimiógrafos, limógrafos, máquina de escrever, papel carbono, xérox, fax, impressora de computador).
  • O jornal escolar
  • O jornal mural
  • O jornal falado – na classe, no gravador, no rádio, no vídeo
  • Os fichários para consulta ou auto correção
  • Os planos de trabalho (semanais e mensais)
  • As palestras dos alunos
  • Avaliação formativa – os brevês
  • A biblioteca de classe
  • A aula das descobertas – a aula passeio
  • O estudo do meio (ecológico – social – cultural e político)
  • A troca de saberes entre crianças
  • A correspondência (Inter- escolar e Inter – professores) do correio à internet
  • O encontro dos correspondentes
  • A expressão livre – Artes Plásticas, Dança, Teatro, Música, Fotografia, Vídeo, Cd- rom, Moda
  • As exposições organizadas pelos alunos

" A escola Moderna não é nem uma capela nem um clube mais ou menos restrito, mas, na realidade uma via que nos conduzirá àquilo que ,todos juntos, construirmos."
Célestin Freinet

O DIA A DIA DA SALA DE AULA FREINET

Cada turma possui conteúdos específicos, elaborados pelo curriculo da escola, oportunizando um melhor aprendizado.

LIVRO DA VIDA

Livro coletivo elaborado pela turma com folhas grandes, é nele que ficam registrados os acontecimentos importantes da turma. Este livro é um verdadeiro documento de classe. Trabalha-se o registro da história.

REGISTROS DO DIA

Quadro de lideranças, registros de tempo, calendário, assembléias de entrada e saída, onde são discutidos assuntos da organização da sala e planejamento cooperativo.
As paredes vivas todos os trabalhos são desenvolvidos pelos alunos, e ficam em exposição.

NOME DO GRUPO

A cada semestre os alunos escolhem o nome do grupo ( turma) e fazem uma pesquisa elaborada sobre ele. Os nomes são variados de acordo com a proposta dos alunos, no ano de 2007 foram escolhidos alguns como: Grupo dos Animais, Grupo do Bicho Preguiça, Grupo da Vitória Régia, entre outros.

CAIXAS DE TRABALHO

Conjunto de materiais para construção.

AULA PASSEIO

Os alunos com a aula passeio tem um maior contato com a realidade do meio em que vive, tendo um aprendizado natural e agradável, tem a oportunidade de: ampliar a vivência, experimentar, confirmar, ampliar o relacionamento com os colegas, professores e pais.

 

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