domingo, 19 de novembro de 2017

Simone de Beauvoir: Se ninguém nasce mulher, identidade de gênero é escolha?


A proposição de Simone de Beauvoir no Enem 2015.

   O Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, sempre dá o que falar, mas, neste ano, o motivo do falatório não foi nenhuma acusação de vazamento ou similar, mas sim o tema da redação e a presença de uma questão que continha certa proposição (talvez a mais conhecida) da feminista Simone de Beauvoir, cujas obras são leituras obrigatórias no que tange aos assuntos "feminismo" e "gênero".

   A proposição em questão (e a seguir) abre o primeiro capítulo, intitulado "Infância", do livro "O segundo sexo - volume II: A experiência vivida", cujo título original é "Le deuxième sexe: L'Expérience Vécue". Se existe um segundo volume, obviamente existe um primeiro, sendo ele: "Le deuxième sexe: Les faits et les mythes" ou, em Português, "O segundo sexo: Fatos e mitos".


Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psicológico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam de feminino. (BEAUVOIR. 1967. p.09)


Primeiramente, muito embora possa haver alguma confusão por conta da utilização de palavras como macho e fêmea na proposição, ela não afirma que as pessoas não nascem macho ou fêmea, mas sim trata do papel social da mulher.
   No caso, ela afirma que, isoladamente, os destinos biológico, psicológico e econômico não definem a forma assumida pela fêmea humana na sociedade, mas sim que os três juntos, formando um conjunto, constituirá tudo aquilo que se encontra representado pela palavra "mulher" e esse conjunto também pode ser expresso por uma só palavra: biopsicossocial.


Pode ser interessante ainda esclarecer mais alguns conceitos, como o de desenvolvimento biopsicossocial. O ser humano é um ser:

Biológico, ou seja, que tem um corpo, com um funcionamento específico e único. E que passa por um processo de desenvolvimento marcado por diversas etapas: infância, pré-adolescência, adolescência, fase adulta jovem, fase adulta madura e terceira idade.

Psicológico, ou seja, que tem uma psique, algo que pode ser definido como um mundo interno, composto por sentimentos, pensamentos, intuições, percepções, ideias, fantasias e tudo o mais em torno disso.

Social, ou seja, que está inserido em uma cultura, em um mundo externo, composto por um ambiente social, histórico, político, econômico, tecnológico. Esse ambiente nos constitui como seres humanos e, ao mesmo temo, é constituído (criado) por nós.

Portanto, o conceito de desenvolvimento biopsicossocial se relaciona a um processo contínuo de amadurecimento pelo qual todos nós passamos e que envolve todos esses aspectos da nossa vida. Ou seja, tudo o que a gente vive envolve estes três aspectos: o biológico, o psicológico e o social. (MULLER. 2013, p.17)


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