ENTREVISTA
PARA ESCLARECER O MOTIVO DA CONSULTA
OBJETIVO:
Estabelecer hipóteses sobre aspectos importantes para o
diagnóstico de aprendizagem.
COM OS PAIS
(representantes da família) observar:
·
Significação do sintoma na família ou, com
maior precisão, articulação funcional do problema de aprendizagem;
·
Significado do sintoma para a família,
isto é, as reações comportamentais de seus membros ao assumir a presença do
problema; relaciona se os valores da família com o respeito ao não aprender;
·
Fantasias de enfermidade e cura e
expectativas acerca de sua intervenção no processo diagnóstico e de tratamento;
sentindo o que a família espera a respeito de seu trabalho, modalidade de
comunicação do casal e função do terceiro, observar a relação dos pais entre
si, os valores da família, a comunicação entre os pais e você.
COM A ESCOLA (PROFESSOR ORIENTADOR)
observar:
·
Significação do sintoma na escola;
·
Significação do sintoma para o professor, reações dos membros da escola ao assumirem o
problema;
·
Significado do sintoma, no sentido do que
a escola espera a respeito de sua intervenção (confirmação do não aprender,
como: tirar da responsabilidade da escola o fracasso, uma possibilidade de
auxilio para o sucesso, uma ameaça externa);
·
Observar os valores da escola, a
comunicação entre seus profissionais e entre profissionais e aluno;
COM O SUJEITO observar:
·
Visão do sintoma para o sujeito;
·
Significação do problema para o sujeito;
·
Sentido do que o sujeito espera de sua
intervenção
·
Observar as modalidades de comunicação do
sujeito (pode ser obtida na entrevista realizada com o sujeito no primeiro
encontro – antes do E.O.C.A.).
Comentários
Postar um comentário